Rui Marote
A Capela de Nossa Senhora do Bom Despacho fica situada no sítio da Vigia, no Campanário. Fundada no século XVII, é a segunda capela mais antiga da freguesia datada de 1672. De arquitectura maneirista e tardo barroca foi fundada pelo morgado Jerónimo de Atouguia Bettencourt e sua esposa D. Catarina Nicolau de Brito.
Está classificada como Monumento de interesse público desde 2007. ” Pelo seu relevante valor e interesse cultural devido ao seu testemunho simbólico ou religioso e que muito reflecte do ponto de vista e memória coletiva”.
Era uma capela particular propriedade dos Canaviais. Foi adquirida por um antiquário e leiloeiro que a vendeu anos mais tarde à Paróquia de Campanário por 400 mil euros com os terrenos envolventes, cerca de 1000m2, e uma casa senhorial em ruínas com lagar, forno e cisterna de água.
Em 2020 o pároco Adelino Costa em 2020 impôs como condição para a compra se efectivar, que fosse incluída uma moradia anexa, um terreno à volta da capela e o recheio do templo religioso.

No último domingo de Setembro, a comunidade paroquial vai celebrar a festa em honra de nossa Senhora do Bom Despacho que está associada às açucenas, flores que a população costuma recolher nas serras para depois enfeitar a pequenina capela.
No dia da festa haverá procissão entre a Capela e a Praceta e vice versa.
A paróquia já tem planos para recuperar a casa anexa e obras na capela. O Funchal Notícias visitou hoje o local e foi bafejado pela sorte em encontrar a mesma aberta uma vez que os preparativos para os festejos (novenas) e engalamento dos arredores e interior estavam a ser ultimados.