Nossa Senhora dos Remédios motiva festa

Sílvio Mendes

No dia 8 de setembro na capela de Nossa Senhora dos Remédios, situada na freguesia de Santa Cruz, vai haver festa louvando a padroeira daquele pequeno templo.

Às 13 horas principiará a Eucaristia seguida de procissão, sendo celebradas novena e missa da vigília às 20 horas do dia 7.

O arraial terá diversos artistas .

A capela de Nossa Senhora dos Remédios, edificada no sítio do Moreno, Santa Cruz, foi fundada pelo Cónego Manuel Ferreira Caiado. Não há dados sobre a data da fundação desta capela, sendo a mesma anterior ao ano de 1690, e é de 21 de julho o alvará que a oficializa, depois de construída.

A devoção a Nossa Senhora dos Remédios liga-se com a evocação da Saúde e do Perpétuo Socorro, aparecendo com certa representatividade ao longo dos séculos  XVI e XVII, tendo ficado na Madeira esta capela de Santa Cruz e não tendo subsistido até aos nossos dias a capela fundada pelos viscondes de São João, benzida a 1 de janeiro de 1940, no seu solar à Rua das Maravilhas, no Funchal.

A festa litúrgica de Nossa Senhora dos Remédios é assinalada no dia 8 de setembro. É a padroeira da paróquia da Quinta Grande.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.