Colégio Missionário do Sagrado Coração de Jesus guarda as memórias de tempos ativos de formação

Fotos FN.

O histórico e amplo Colégio Missionário do Sagrado Coração de Jesus, que tantas memórias guarda da formação de jovens seminaristas e de tantos outros eventos pastorais católicos, está hoje reduzido a um inevitável silêncio, fruto de um tempo marcado pela crise generalizada e sistémica de vocações. São sete sacerdotes e nenhum seminarista que habitam hoje este imponente e belíssimo imóvel na cidade do Funchal, no número 9 do Caminho do Monte.

No passado, a algazarra e a frescura dos jovens seminaristas que enchiam de alegria e de ideais as paredes imponentes deste recatado espaço, com uma vista soberba sobre o Funchal. Muitos seguiram o sacerdócio e estão hoje ao serviço da comunidade, certamente inquietos com o futuro da instituição, enquanto tantos outros aqui receberam a sua formação básica e secundária, regressando sempre para o convívio anual dos antigos alunos da “casa” que os formou, segundo o espírito dos Dehonianos.

Já se ouviram algumas histórias sobre o possível futuro da instituição, desde a conversão num lar privado de idosos a eventualmente outras soluções, sem fundamento oficial.  Sabemos que os sacerdotes que servem a instituição nunca estão parados, sempre ao serviço da comunidade e no auxílio permanente das paróquias, com a dedicação que sempre os caracterizou. Trabalho não lhes falta e são poucos para as solicitações. Muito ainda se pode fazer ainda na instituição, na ocupação de um espaço amplo e muito bem localizado, apesar da crise de vocações, desde a dinamização de eventos católicos a outras iniciativas oportunas de formação e de evangelização.