Iniciativa Liberal recorda pedidos de ajuda do Governo Regional a Lisboa

A Iniciativa Liberal veio ontem lembrar os os pedidos de ajuda do Governo Regional ao Governo central. Em 26 de Fevereiro de 1986, entrou em vigor o “Programa de Reequilíbrio Financeiro da Região Autónoma da Madeira”, lembra Nuno Morna. Era primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva. Foi autorizado um empréstimo para a região de 394 milhões de euros (em valores actuais, 22 milhões de contos em valores da época). “Coisa pouca”, ironiza a IL.

“Não demorou muito para que a dívida regional estourasse outra vez. A 22 de Setembro de 1989, voltamos ao mesmo, com um novo “Programa de Recuperação Financeira da Região Autónoma da Madeira”. Os protagonistas eram os mesmos, Cavaco Silva em Lisboa e Alberto João na Madeira. Este programa durou até 31 de Dezembro de 1997. Era ainda mais rigoroso que o anterior.

“Em 1998 sai a sorte grande ao Governo Regional do PSD:  perdão pelo Governo da República de 110 milhões de contos à Madeira, 75% da divida directa total. Era Primeiro-Ministro António Guterres. A valores actuais estamos a falar de um perdão de quase 824 milhões de euros, a preços de hoje, cerca de 25% do Orçamento Regional de 2023. AJJ era o Presidente do Governo Regional”, prossegue Morna.

“A cereja no topo do bolo é a dívida escondida de «Programa de Ajustamento Económico e Financeiro da Região Autónoma da Madeira», de 27/01/2012, que pretende regular uma dívida de mais de 6 mil milhões de euros. Os vilões são os de sempre: Alberto João Jardim e o PSD Madeira. É o que temos, uma Autonomia Socialista da Grande Laranja, sempre de mão estendida para Lisboa de quem reclama dinheiro, mais dinheiro e ainda mais dinheiro. Trabalhar para criar riqueza e desenvolvimento dá muito trabalho”, diz a IL.

“Ou seja, a Madeira já quase faliu por quatro vezes. Isso não aconteceu por intervenção do Governo da República. Numa das vezes foi um “parceiro” socialista do PSD, o PS de Guterres, que perdoou uma dívida brutal à época. Não é difícil concluir que dinheiro e estes senhores na mesma frase, são um verdadeiro perigo”, sentenciam os liberais.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.