Filme “Super Natural” co-produzido pelo “Dançando com a Diferença” estreia em Portugal

“Super Natural”, um filme co-produzido pela companhia de dança inclusiva “Dançando com a Diferença” estreia no dia 1 de Junho nos cinemas portugueses. Um grupo de elementos da companhia na Madeira deslocar-se-á a Lisboa para assistir à ante-estreia, a 30 de Maio, na Cinemateca Portuguesa.

Esta primeira longa-metragem de Jorge Jácome é um trabalho premiado internacionalmente, recorde-se.

Depois de ter marcado presença em mais de 20 festivais internacionais da Sétima Arte e mais de 15 países e de ter logrado alcançar o prémio da crítica (Prémio FIPRESCI) na 72ª Berlinale – aquando da sua estreia mundial – em 2022, “Super Natural” é agora recebido nas salas de cinema nacionais.

“Narrado por seres humanos e não-humanos, este filme pretende tão diverso como os seus intérpretes e, segundo Jorge Jácome, “pensar nas plantas, nos micróbios, nos espectadores, numa ilha, no mar, no cosmos, na fragilidade e na força humana como parte do mesmo ecossistema”.

Nesta obra que se insere em três géneros cinematográficos distintos (documentário, experimental e ficção), são de destacar as vozes que guiam o espectador, bem como as imagens, os sons, as cores e as paisagens, diz uma nota às Redacções. Encarando todos estes elementos como uma possibilidade, o realizador diz-nos que “a força do filme está nesta explosão sinestésica.”

Henrique Amoedo, director da Cia. Dançando com a Diferença, com sede no Funchal, recorda o período de criação e refere que “durante este processo, que aconteceu na Madeira numa altura em que a pandemia tinha grande interferência, causando limitações em nossas vidas, foi marcante vivenciar a liberdade do processo criativo”.

Fala com grande expectativa da exibição deste trabalho nas salas de cinema: “Hoje, há uma grande ansiedade em estarmos a nos ver no grande ecrã, com público ao nosso lado. Será emocionante.”

Jorge Jácome revela que se sente orgulhoso e afirma que esta longa-metragem “é só uma pequena parte do tipo de trabalho que a companhia desenvolve. Isso deixa-me muito esperançoso e com um sentimento de grande admiração”.