AMN anuncia exercício de combate à poluição “Atlantic Polex.PT 2023” na RAM

A Autoridade Marítima Nacional anunciou que se realizará, nos próximos dias 11 e 12 de Maio, na ilha da Madeira, mais uma edição do exercício de combate à poluição no meio marinho “ATLANTIC POLEX.PT 2023”, organizado pela Direcção de Combate à Poluição do Mar da AMN.

O exercício, explica-se em comunicado, assentará na simulação de uma explosão a bordo de um navio-tanque durante as operações de descarga de combustíveis no terminal marítimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), da qual resultará um rombo no casco do navio, provocando um derrame de grandes quantidades de fuelóleo.

Da explosão resultará ainda um ferido a bordo e um náufrago projectado para o mar. A mancha de poluição irá afectar o terminal marítimo da Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), bem como o porto do Caniçal, a praia da Ribeira de Natal e a Baía d’Abra. Um cenário negro, se de facto se verificasse.

O objectivo deste exercício é treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de ocorrência de poluição de nível regional do Plano Mar Limpo e preparar os recursos da Autoridade Marítima Nacional para o combate à poluição do meio marinho, em colaboração com outras entidades que integram o Sistema da Autoridade Marítima, com a realização de diversas acções de contenção, recolha e limpeza de material poluente em diferentes sub-cenários, diz a AMN.

No dia 11 de Maio irá realizar-se-á a primeira fase do exercício, com a realização de um seminário que terá como tema “Preservação do meio marinho” onde serão abordados variados assuntos, centrados no tema da poluição do meio marinho e onde será também apresentado o exercício de combate à poluição do mar.

Este seminário poderá ser assistido através das redes sociais da Autoridade Marítima Nacional.

Já no segundo dia do exercício, 12 de Maio, irão realizar-se diversas acções de combate à poluição do mar, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima, e serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar.

O “ATLANTIC POLEX.PT” é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, que pretende testar o plano nacional de contingência contra incidentes de poluição nos diferentes tipos de cenários passíveis de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia, refere a Autoridade Marítima.