Susana Prada, Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, visitou hoje a Estação Elevatória da Lapeira, no Porto Santo, um investimento de 160 mil euros, preparado para servir 135 habitantes.
Susana Prada explica que «a Urbanização da Lapeira era servida por uma rede de drenagem de águas residuais que as encaminhava para uma Fossa Comunitária subdimensionada e em mau estado de serviço que, periodicamente era aspirada com recurso a um limpa fossas. Esta situação, para além dos incómodos provocados à população residente, não era técnica e economicamente vantajosa, pelo que se tornou urgente a implementação de uma solução definitiva que garantisse as necessidades da população servida, em conformidade com a legislação em vigor», disse a governante.
A obra consistiu na implementação de uma estação elevatória de águas residuais na Urbanização da Lapeira, na Ilha do Porto Santo, que garante a elevação dos respetivos efluentes drenados até à rede principal e encaminhamento para tratamento adequado na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Ponta.
Os trabalhos agora concluídos revestem-se de vital importância para a melhoria da qualidade de vida e da saúde e bem-estar da população residente, bem como contribuem para a melhoria da qualidade ambiental da ilha.
A obra foi executada entre março de 2022 e março de 2023.
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





