MIUT teve elevado ritmo competitivo e movimentou atletas de várias nacionalidades

No cenário natural da ilha da Madeira, decorreu mais uma edição do Madeira Island Ultra Trail – MIUT, onde Lambert Santelli, Benoit Girondel e Luís Fernandes foram os “reis” e Manon Bohard, Luzia Buehler e Lucie Jamsin foram as “rainhas”.
Estes foram os grandes vencedores da grande prova de 115 quilómetros que começou no Porto Moniz, terminando na cidade de Machico. Apesar das previsões de chuva na tarde de dia 22 de Abril, os atletas superaram a prova com destreza, atravessando as serras da ilha da Madeira com um objectivo em mente, chegar ao mais alto lugar do pódio.
A organização esteve incansável durante todo o evento, com todos os departamentos a trabalhar para cumprir e superar as exigências esperadas, assegura uma nota de imprensa.
Nas restantes provas, 85 km, 60 km, 42 km e 16 km, o ambiente foi de igual entusiasmo, correndo tudo como planeado pela organização, assegura-se. Uma marcação geral de que mais de 90% dos atletas terminaram as corridas, o que espelha bem o sucesso desta 14º edição.
O francês Lambert Santelli, da equipa RC FURIANI, com o peitoral 11, chegou à meta do Madeira Island Ultra Trail (MIUT), sagrando-se assim o grande vencedor da edição de 2023. Largou da linha de partida junto de 890 corredores, à meia-noite em Porto Moniz, e veio festejar o título após 14:01:26 horas de corrida no percurso de 115 quilómetros.
O atleta francês dominou a prova a partir do posto da Encumeada, após ultrapassagem a Petter Engdahl que não terminar a prova devido a desistência por fadiga física no Curral das Freiras.
O francês, vencedor da grande prova, partilhou o pódio com o compatriota Benoit Girondel (14:13:38 horas), da ASICS, e o português Luís Fernandes (14:23:42 horas), do Ludens Clube de Machico, que demonstrou um enorme espírito de resiliência na última fase da prova, onde foi capaz de ganhar duas posições e manter a medalha de 3º lugar a 5 quilómetros da meta.
Nos femininos, a vencedora foi a francesa Manon Bohard, da equipa Hoka France, realizando o percurso em 15:48:58 horas colocando-se na 11º posição da geral e levando um avanço de 45 minutos do 2º lugar. Colocou-se na liderança desde Porto Moniz e foi capaz de manter o ritmo até Machico.
Entre chuva, frio e vento nos picos mais altos da Madeira, Pico Ruivo e Pico do Areeiro, não enfraqueceu e levou o título merecido de vencedora do MIUT115 para França. Teve a companhia no pódio da suíça Luzia Buehler (16:40:11 horas), da equipa Inov-8 / Team Biberli, que esteve entre a quinta e a terceira posição durante a maior parte do percurso, no entanto, conquistou o segundo lugar na reta final da prova com as últimas energias que lhe restavam. A francesa Lucie Jamsin (16:47:56 horas), Team Mac Sport, marcou a sua pegada entre o segundo e terceiro lugar durante a prova, tendo finalizado no último lugar do pódio.
Na prova de 85 kms, nos masculinos, Thibaut Garrivier, da equipa Hoka, percorreu a distância entre São Vicente e Machico em 08:59:39 horas garantindo o 1º lugar. O francês Anthony Costa, da equipa Al Echirolles, terminou em 2.º com 09:52:52 horas e o australiano Michael Dunstan, individual, finalizou no 3ª lugar com o tempo 10:04:48 .
Nos femininos, a suíça Audrey Virgilio, da equipa Hoka Swizerland, foi a vencedora, tendo realizado a distância com o tempo total de 11:31:42 horas, deixando o 2º lugar para a francesa Anais Macian (11:39:22 horas). O 3º lugar ficou para a francesa Anne Bidalun (12:07:09 horas), que competiram ambas individualmente.
No MIUT de 60 quilómetros, disputado entre a Boaventura e Machico, o pódio masculino foi formado pelo checo Tomas Macecek, da equipa Salomon Team Czech Republic, que percorreu a distância em 05:56:30 mantendo a liderança durante todo o percurso.
O pódio foi encerrado pelo francês Noel Giordano, da equipa A Paolina, com 06:10:22 horas e o suíço Oleg Ponomarev, da equipa Trail Running School, com 06:25:24 horas. Nos femininos, a francesa Lucie Bidault foi a vencedora, com o tempo de 07:02:37 horas competindo individualmente. A alemã Marie Luise Mühlhuber, da equipa Salomon Running Team AT, foi a segunda com 07:07:02 horas e a italiana Elisabetta Negra, da equipa Inov 8, foi a terceira classificada com o tempo 07:20:27.
Na prova dos 42 quilómetros, o vencedor foi o português Tiago Vieira, da equipa Furfor Running Project, que realizou a distância entre o Monte e Machico em 03:26:58 horas, ficando em segundo o francês Dylan Ribeiro, da equipa Team Hoka, terminando a prova com o registo de 03:34:28 horas.
O português Roberto Baião, da equipa Clube Desportivo de Espite, foi terceiro classificado, com o tempo total de 03:42:09 horas. Já nos femininos, a portuguesa Vera Bernardo (04:19:46 horas), da equipa ARCD – Venda da Luísa, levou a melhor sobre a Beatriz Alves (04:21:52 horas), da equipa Furfor Running Project, e Sara Pedrosa (04:36:26 horas), da equipa Clube Desportivo de Espite.
Na prova de menor distância, MIUT16, Jules Delabelle, da equipa Snowshoes 05, foi o mais rápido, cumprindo o trajeto de 16 km entre o Porto da Cruz e Machico em 01:05:28 horas. Alexandre Veríssimo, do Grupo Desportivo do Estreito, foi 2º classificado com 01:12:09. O 3º lugar foi ocupado por Humberto Gomez com 01:13:04 horas, da equipa Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz. Nos femininos, a portuguesa Bárbara Correia, da equipa CAFH Nunes&Vieira, sagrou-se campeã desta prova com 01:29:24 horas. Viu-se seguida pela 2ª posição checa Dana Honzakova (2º lugar), da equipa Clube de Montanha do Funchal, com 01:30:08 horas e Susana Nóbrega (3º lugar), da equipa AD Galomar, com 01:37:23 horas.
Desde 2008 que o MIUT tem desenvolvido acções no que diz respeito à protecção do meio ambiente e à sensibilização de todos os intervenientes. Sidónio Freitas, director do MIUT, revelou que “estiveram a ser desenvolvidas numerosas ações de modo a proteger o meio ambiente.”
Foi também referido que existiu uma preocupação soberana na marcação e desmarcação do percurso, evitando deixar qualquer impacto ambiental. “Foram eliminados o uso de copos de plástico das estações de apoio, e foi fornecido transporte para os locais de partida das provas de modo a evitar congestionamentos e emissão de gases. Um dos principais focos foi e será sempre manter o MIUT uma prova altamente sustentável”, acrescenta Sidónio Freitas.
“São cada vez mais aqueles que procuram a Madeira para viver essa experiência pela ilha dentro e, este ano, nas cinco provas que compuseram o evento, participaram mais de 3.000 atletas de 58 nacionalidades distintas. O evento contou igualmente com cerca de 750 voluntários, o que evidência bem o impacto que o MIUT tem na região.
Já no panorama económico, o evento deixou, à semelhança dos anos anteriores um enorme impacto “O Madeira Islands Ultra Trail potenciou, também, uma enorme dinâmica na economia regional, em particular no alojamento local e na hotelaria, mas também na restauração e comércio em geral, sendo, já, o evento desportivo de maior dimensão e que mais catapulta, através do desporto, a imagem da Madeira no exterior.”
A 14º edição do MIUT foi um sucesso a todos os níveis, esperando assim uma 15º edição em 2024 do Madeira Island Ultra Trail – MIUT repleta de competitividade, desafio e superação pessoal, onde os limites de cada um são postos à prova, elevando assim o espírito do Ultra Trail.
Os vencedores das cinco provas:
115 km (partida no Porto Moniz):
Masculinos: 1º Lambert Santelli; 2º Benoit Girondel; 3º Luís Fernandes.
Femininos: 1ª Manon Bohard; 2ª Luzia Buehler, 3ª Lucie Jamsin.
85 km (partida em São Vicente):
Masculinos: 1º Thibaut Garrivier; 2º Anthony Costa; 3º Michael Dunstan.
Femininos: 1ª Audrey Virgilio; 2ª Anais Macian; 3ª Anne Bidalun.
60 km (partida na Boaventura):
Masculinos: 1º Tomas Macecek; 2º Noel Giordano; 3º Oleg Ponomarev.
Femininos: 1ª Lucie Bidault; 2ª Marie Luise Mühlhuber; 3ª Elisabetta Negra.
42 km (partida no Monte):
Masculinos: 1º Tiago Vieira; 2º Dylan Ribeiro; 3º Roberto Baião.
Femininos: 1ª Vera Bernardo; 2ª Beatriz Alves; 3ª Sara Pedrosa.
16 km (partida no Porto da Cruz):
Masculinos: 1º Jules Delabelle; 2º Alexandre Veríssimo; 3º Humberto Gomez.
Femininos: 1ª Bárbara Correia; 2ª Dana Honzakova; 3ª Susana Nóbrega.