Câmara de Lobos com 362 mil euros para apoiar o associativismo

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos celebrou com as instituições sociais, culturais e desportivas com actividade no concelho, vários protocolos para dinamizar actividades de interesse público. No total foram celebrados protocolos com 50 instituições sediadas no concelho ou que nele realizem actividades, envolvendo um investimento global na ordem dos 362 mil euros.

Para o corrente ano 2023, a Câmara Municipal celebrou contratos de apoio com 50 instituições, mais 5 que no ano transacto, informa a autarquia. O valor global a atribuir este ano sofreu um aumento significativo, passando dos 297 mil euros atribuídos em 2022 para cerca de 362 mil euros a atribuir no corrente ano de 2023, um aumento de 22%, conforme é destacado.

O aumento das verbas a atribuir face ao ano transacto resulta do apoio da autarquia a novos projectos sociais e culturais, bem como do reforço de apoio a instituições para o desenvolvimento de projectos específicos de interesse municipal.

As associações desportivas serão apoiadas com um valor a rondar os 177,5 mil euros que privilegia as associações que desenvolvem desporto de formação, direccionado às camadas mais jovens, informa a Câmara.

As associações culturais serão contempladas com 68 mil euros, as associações que desenvolvem actividades de apoio social recebem 85,9 mil euros e as associações juvenis receberão 30,5 mil euros.

A transferência das verbas dos apoios hoje celebrados, será feita em função das actividades e projectos concretizados, numa lógica de responsabilidade financeira e maximização e recursos, afirma-se.