Aulas, Artistas Cenários e Luz de Palco

A motivação dos alunos de Artes para um trabalho colaborativo do Clube “O Moniz”, no sentido de criar adereços e soluções cénicas para a peça “ E o óscar vai para…” passou pela realização de várias atividades preparatórias na Escola Secundária Jaime Moniz. Segundo a professora Ana Luísa Sousa,  uma delas foi uma leitura dramatizada do texto feita pelos  artistas do palco, na sala do futuro, no dia 25 de Janeiro, com orientação das professoras responsáveis Vanda Caixas, Sofia Sousa e Filipa Moutinho, na qual, foi dado conhecimento do texto e das opções de encenação adotadas. Foram visitados ainda os camarins e o palco da escola em busca de inspiração e de material de trabalho. Desta colaboração saíram alguns adereços utilizados na encenação de Vanda Caixas.

Como sensibilização inicial para este trabalho, a turma 12º20 participou ainda numa atividade de divulgação do universo teatral feita pela equipa técnica do Teatro Municipal Baltazar Dias, dinamizada pela Catarina Faria no âmbito do programa ES.CU.TO. cuja, organização contou com o trabalho do técnica superior Andreia da C.M.F.

O programa incluía um convite a conhecer os mecanismos de palco, as profissões inerentes e assistir à montagem de um cenário experimentando os mecanismos, interagindo com os profissionais na montagem de um cenário na véspera da estreia, no dia 10 de Janeiro às 16.30.