Pedro Fino visitou obras do novo hospital da Madeira

A construção do Hospital Central e Universitário da Madeira (HCUM), em Santa Rita, Funchal, constitui uma obra estruturante para o futuro da Madeira e dos madeirenses, uma obra de grande dimensão ligada a uma área sensível como a saúde, refere uma nota da Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas. O secretário regional da tutela realizou hoje uma visita à obra. Conforme declarou aos jornalistas, tratou-se de uma visita “técnica”. Considerou, na oportunidade, que dita obra “está a decorrer a bom ritmo”, e afirmou que a mesma será “modelar”.

Congratulou-se, ainda, com o facto de estarem envolvidas “cerca de 20 empresas” neste projecto, e terá cerca de 500 trabalhadores, pelo que tem grande importância económico-social na RAM.

Em Maio de 2021, iniciou-se a 1.ª Fase da obra, através dos trabalhos de escavação e contenções periféricas. A empreitada da 1.ª Fase foi adjudicada à Afavias – Engenharia e Construções, S.A, pelo valor de 18 860 000,00 euros.

Em Novembro de 2022, iniciou-se a 2.ª Fase da obra, que corresponde à execução da estrutura, alvenarias e espaços exteriores. A empreitada da 2.ª Fase foi adjudicada ao agrupamento constituído pelas empresas Tecnovia Madeira – Sociedade de Empreitadas, S.A., AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A., Socicorreia – Engenharia, S.A. e RIM – Engenharia e Construções, S.A., pelo valor de 74 698 447,25 euros, com um prazo de execução de 720 dias, prevendo-se a sua conclusão no último trimestre de 2024.

A 9 de Janeiro de 2023, procedeu-se ao lançamento da primeira pedra da construção do Hospital Central e Universitário da Madeira (HCUM), em Santa Rita. Actualmente estão em curso os trabalhos de construção das fundações e outras estruturas enterradas.

Prevê-se que a conclusão desta infraestrutura modelar de saúde ocorra no início do segundo semestre de 2027.