Serviço de piquete da EEM vai passar para a Pestana Júnior

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 17 horas, na Rua Pestana Júnior (junto ao estabelecimento da BP), novas instalações da EEM.

O edifício em questão, já pertença da Empresa de Eletricidade da Madeira, serviu de armazém até ao ano de 2021, depois de se ter extinguido a oficina automóvel da EEM que ali funcionou durante vários anos.

Este edifício, com uma arquitetura industrial de fraca qualidade e deficiências várias, foi requalificado face à necessidade de aumentar as áreas de serviços técnicos no edifício sede, nomeadamente com a criação da Direção de Qualidade, Segurança e Ambiente.

Foi igualmente feito um levantamento de outras necessidades de espaço, tendo-se diagnosticado carências na área dos serviços de manutenção da iluminação pública e postos de transformação e de acompanhamento e fiscalização de obras elétricas da Distribuição e ainda ao nível do armazenamento de materiais entregues às equipas de manutenção de rede do Funchal.

Assim, decidiu-se deslocalizar o serviço de piquete, que funcionava no edifício sede, para a Rua Pestana Júnior, que beneficia de uma maior facilidade de acesso às principais vias (cota 40 e Via Rápida), assim como um excelente acesso ao centro do Funchal.

Foi também decidido reservar a ala sul do edifício (no R/C e Piso 1), para alojar a futura subestação de 60kV do Funchal.

Desta forma, desenvolveu-se um projeto de arquitetura de modo a poder acomodar todas estas necessidades, tendo sido lançado um concurso para a remodelação deste edifício e que foi contratada em 29/11/2021 por € 497.883,30 à empresa ETERMAR, Engenharia e Construção, S.A.

A remodelação foi pensada numa filosofia de funcionamento maioritariamente em Open Space na parte administrativa do Piso 1, com um gabinete para chefia, sanitários, balneários e zona de copa com cozinha e sala de refeições para apoio ao pessoal, tendo em conta o horário de trabalho por turnos (diurno e noturno).

O piso R/C conta com 4 pequenos armazéns individualizados para servir quatro equipas da rede do Funchal, para além de uma bancada de trabalho e áreas de arrumos.

Existiu um cuidado especial no desenvolvimento do projeto que, para além de criar um espaço funcional com uma boa estética, procurou dotá-lo de uma boa insonorização e climatização central, assim como no condicionamento térmico da fachada virada a poente.

Por último, a EEM pretende, até o final do corrente ano, iniciar um projeto piloto nestas instalações que visa estudar e testar a criação do futuro Centro de Condução da rede de Distribuição da EEM, acompanhando a evolução tecnológica em curso e apoiando-se fortemente na digitalização da operação exploração das redes elétricas.