
A Escola Secundária Jaime Moniz continua apostada em formar para a excelência e em aplaudir o mérito dos seus alunos. Neste sentido, voltou a promover hoje uma cerimónia para entregar certificados de mérito escolar aos alunos do 10.º e 11.º anos que obtiveram notas a partir de 18 valores, no ano letivo anterior. Com um brilho nos olhos, entre a timidez e o orgulho, os estudantes receberam os seus certificados, ante os aplausos dos colegas e professores, numa cerimónia intimista mas profundamente simbólica.
No “Dia da Escola”, a 13 de janeiro, realizou-se uma cerimónia mais alargada, onde também foram distinguidos os melhores alunos dos três anos de escolaridade. No entanto, por limitações de espaço e restrições pandémicas, não foi possível ter todos os melhores alunos nesta merecida e simbólica homenagem. Por isso, o Conselho Executivo promoveu hoje um outro encontro, com a presença de todos os estudantes para enaltecer a excelência do seu desempenho académico e incentivar a continuidade do sucesso educativo.
No final do encontro, foi servido um lanche, numa salutar confraternização entre os alunos e docentes, sendo notória a satisfação daqueles que foram distinguidos por uma escola que sabe reconhecer o mérito dos seus discentes.

“Capacidade de espanto”
A presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas congratulou os estudantes pelos resultados obtidos e apelou a que continuem a desenvolver as suas competências. Também lembrou as competências que se espera de um estudante no final do ensino secundário, nomeadamente o pensamento crítico e análise, a criatividade, as lideranças, a inteligência emocional, a análise e avaliação de sistemas, entre outras competências importantes. Sendo professora de Filosofia, Ana Isabel Freitas convidou os alunos a deixarem-se guiar pela “capacidade de espanto”, no sentido de refletirem e questionarem o mundo que os rodeia, numa busca permanente do conhecimento.

A presidente do Conselho Executivo da ESJM referiu ainda a importância do valor da Gratidão. Perante alunos de grande desempenho académico, é importante saber agradecer aos pais e aos professores, pedindo ainda aos alunos que sejam futuros embaixadores do “Liceu”. Na verdade, “a Escola tem 185 anos de existência mas renova a sua juventude nos jovens que acolhe todos os anos”, salientou.
Após a “foto de família”, os estudantes retomaram o caminho do trabalho escolar, focados num projeto de vida que passa pela conquista de excelentes resultados escolares que lhes permita o acesso ao ensino superior. Ninguém quer adiar o futuro num mundo competitivo mas apaixonante.