CMF anuncia Maratona do Funchal, na qual participarão no domingo 1904 atletas

1.904 atletas participam na Maratona do Funchal 202, que estará nas estradas no próximo domingo, dia 22 de Janeiro. Trata-se de um evento desportivo internacional, já vai na sua oitava edição, organizado pela Associação de Atletismo da Madeira, e foi apresentado hoje, em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

Pedro Calado assegurou, na oportunidade, que a prova, que inclui o Campeonato Europeu de Masters, foi “planeada e preparada” atempadamente, de modo a evitar o mínimo de transtornos aos munícipes resultantes dos constrangimentos rodoviários.

Pedro Calado referiu que ao contrário do que sucedeu no ano passado em que a autarquia tomou conhecimento da prova em cima da hora, sem tempo para planeamento e preparação, este ano, tal não aconteceu, porque, segundo explicou, houve um trabalho conjunto entre a autarquia e as diversas entidades, criando alternativas à circulação rodoviária.

Foram distribuídos pelas unidades hoteleiras 3 mil panfletos informativos sobre os constrangimentos no trânsito. “Criámos todas as condições para que a prova seja positiva”, afirmou.

O edil funchalense esclareceu, a respeito, que sempre foi a favor dos eventos na cidade, desde que sejam realizados com “planificação exaustiva”. Mais do que a vertente desportiva, o evento tem um impacto muito significativo em termos de retorno económico na região, declarou.C

Calado estará no terreno a acompanhar a prova, com o intuito de corrigir algumas situações, que possam correr menos bem, em edições futuras.

Quanto ao vereador com o pelouro do Trânsito, Bruno Pereira, explicou quais as ruas que ficarão encerradas e quais os percursos alternativos. A informação está disponível no site da autarquia funchal.pt.

A Maratona do Funchal divide-se em três provas distintas, envolvendo a participação de atletas estrangeiros oriundos de 52 países, o que revela a importância da competição.

08:00-14:30-Maratona (42 Km) -586 atletas

09:00-12:00-Meia Maratona (21Km) -743 atletas

09:30-10:45-Mini maratona (8Km)-570 atletas