ASPP-PSP alerta para grave situação no Aeroporto de Lisboa

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP-PSP) veio a terreiro alertar para “a gravíssima situação que a Divisão de Segurança Aeroportuária da PSP de Lisboa passa, provocada pela recente reestruturação do SEF”.

“A gestão deste processo é totalmente desajustada e provoca constrangimentos diários de segurança no Aeroporto de Lisboa”, considera a associação que representa os polícias.

“Os polícias que estão a ser desviados da sua missão para serviços do SEF desfalcam a responsabilidade operacional da PSP no local. Os profissionais da PSP são colocados noutros serviços e em formações contra a sua vontade. Foram feitos vários convites para a Divisão de Segurança Aeroportuária que não colmataram as lacunas existentes. A falta de atractividade da função prende-se com a parca e diferente remuneração para quem exerce funções idênticas ao que acresce a extinção de suplementos”, refere uma nota.

“Muitos dos profissionais que trabalham na DSA já pediram para sair, mas viram as suas pretensões reusadas. Este é a realidade rotineira que se vive da DSA. Os profissionais da PSP não têm o dom da omnipresença – não podem estar em dois, ou mais locais, ao mesmo tempo”, insiste a ASPP-PSP, que diz não ter respostas às questões que tem colocado, por via de vários ofícios.

“O processo de reestruturação do SEF e a atribuição das competências à PSP terá de ser acompanhada dos recursos necessários. A situação está no limite”,