Direcção da Longevidade transita para a Saúde e Protecção Civil

Uma informação da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil dá conta de que, com a publicação do Decreto Regulamentar Regional n.º 1/2023/M, hoje, dia 06 de Janeiro, no Diário da República Electrónico, a Direcção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade (DRPPIL) passa a integrar a Secretaria Regional Saúde e Protecção Civil (SRS).

“Este ajustamento à organização e funcionamento do XIII Governo Regional decorre da constatação das mais recentes evidências na gestão da saúde populacional e do seu efeito, directo e indirecto na longevidade, particularmente no que se refere aos  desafios da  prevenção da doença,  da redução das desigualdades no acesso à saúde em função da idade e da  promoção da saúde na doença crónica e também do envelhecimento saudável”, refere a nota de imprensa governamental.

Com esta transição, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil (SRS) fica dotada de uma estrutura, atribuições e competências para assumir uma resposta cabal ao desafio demográfico e à gestão competente das políticas públicas para a longevidade, em articulação com os demais departamentos governamentais, refere-se.

“A Saúde é o activo económico mais importante para uma Longevidade Positiva e o Ecossistema da Saúde representa o contexto mais favorável para a definição, condução e implementação de abordagens inovadoras, no âmbito das políticas públicas integradas de longevidade. Dar respostas aos desafios da Longevidade, passa por uma melhor abordagem estratégica do envelhecimento saudável, que incide sobre a integração de cuidados e sobre o alinhamento dos sistemas de saúde ao desafio demográfico, assim como deve potenciar o acesso a Cuidados de Longa Duração”, refere a SRS.

Por outro lado, urge fomentar os ambientes comunitários que capacitam as pessoas idosas e ainda mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento, entendem os governantes.

A DRPPIL está alinhada com os objectivos traçados pela Organização Mundial de Saúde, no âmbito da Campanha Global de Combate ao Idadismo, uma das estratégias da Década do Envelhecimento Saudável (2021-2030), sendo que uma das suas atribuições, é desenvolver iniciativas, actividades que procurem promover a intergeracionalidade e sensibilizar a sociedade civil para combater o preconceito sobre a idade.

Ana Clara Silva é a directora regional da DRPPIL, sendo certo que este é o primeiro organismo governamental português – e europeu – que se dedica, exclusivamente, aos desafios da longevidade e do envelhecimento, conclui a nota.