CMF promove 5ª edição do Festival Fado entre os dias 18 e 21

A Câmara do Funchal volta a dinamizar, este ano, o Festival Fado de 18 a 21 de Janeiro, na sua maior edição de sempre, com oito espectáculos, seis dos quais no auditório do Jardim Municipal e dois no Teatro Municipal Baltazar Dias, onde será feita, pela primeira vez, a apresentação de um livro ‘Severa 1820’, trazendo uma componente pedagógica, refere a autarquia.

O edil funchalense assegurou uma oferta “abrangente e diversificada”, em que a autarquia aposta em artistas locais consagrados, mas também em jovens talentos fadistas madeirenses, incentivando e divulgando o seu trabalho artístico.

Ao todo, passarão pelos dois palcos 43 músicos, com uma estreia no Funchal da dupla Jonas & Lander com o espectáculo de dança “Bate Fado”, eleito como o melhor espectáculo de dança em 2021 em Portugal.

São quatro dias de fado, expressão artística portuguesa reconhecida Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2011.

“Será uma edição marcante que reúne gerações e que transmite um grande valor social, cultural e histórico”, realçou Pedro Calado, garantindo que a sexta edição já está a ser pensada e será “maior e melhor” do que a edição  2023.

Para além de esta ser uma “homenagem ao fado e aos fadistas”, Calado frisou outro objectivo: “descentralizar a cultura” e fazer com que a mesma “possa chegar ao maior número de pessoas”.

Os espectáculos no Jardim Municipal terão entrada gratuita.

O programa é o seguinte:

Dia 18 de Janeiro- Auditório do Jardim Municipal

18h00 – Associação de Fado Da Madeira Com Vozes de jovens fadistas: Paulo Ferreira, Ana Beatriz, Mariana Correia, Énia Caires, Leonor Castro e Neuza Barreto Músicos: Samuel Cabral, Paulo de Carvalho e Rafael Carvalho

19h30– Beatriz Silva

19 de Janeiro Auditório do Jardim Municipal

18h00 – Filipe Passos e Xico Martins

19h30 – Mónica Pinto e Miguel Xavier

20 de Janeiro Auditório do Jardim Municipal

18h00 – Fado das Quinas

19h30 – Susana Andrade

Teatro Municipal Baltazar Dias

21h00 – Bate Fado – Jonas & Lander

Dia 21 de Janeiro Teatro Municipal Baltazar Dias

16h00 – Apresentação do livro “Severa 1820” com Rui Camacho e José Moças

21h00 – Ricardo Ribeiro