CDU critica a “destruição” do policiamento de proximidade

A CDU realizou na manhã de hoje, no Funchal, uma iniciativa sobre políticas de segurança pública, com dois eventos, pelas 10.45, no Bairro de Santo Amaro, e pelas 11.15, no Bairro da Nazaré, onde já existiram postos da PSP e lá foram colocados marcos a denunciar o seu desmantelamento.

Edgar Silva disse que isso aconteceu “em virtude de desastrosas políticas dos governos quer do PS, quer do PSD na República”.

A iniciativa da CDU está directamente ligada à existência de um forte sentimento de insegurança.

“Em muitas localidades, junto das populações crescem as ameaças à segurança pública. Alastra a insegurança, não tanto por alguém ter sido vítima ou presenciado algum crime, mas pelo facto de serem visíveis nas ruas expressões de problemas sociais e de saúde pública, designadamente, de toxicodependências, que trazem outra consciência sobre riscos para a segurança”, referem os comunistas.

Como referiu Edgar Silva, “mesmo que as taxas de criminalidade participada não tenham ainda aumentado, porque se referem a período passado, e ainda que não se tenha verificado um aumento significativo da vitimação, a verdade é que há um aumento da consciencialização de alguns problemas potenciadores de criminalidade”.

Nesta iniciativa da CDU foi apontada a responsabilidade dos governantes no agravamento da consciência de insegurança. A este propósito afirmou Edgar Silva: “pela mão do PS e do PSD estão a ser desarticulados projectos de policiamento de proximidade como, por exemplo, o “Programa Escola Segura” ou “O Polícia do Meu Bairro”. Em bairros como o Santo Amaro ou da Nazaré já existiram postos de proximidade da PSP. Mas foram desactivados, em consequência das erradas políticas de segurança interna da responsabilidade do PS e do PSD”.

O coordenador da CDU diz que “ao contrário do que hoje está a acontecer, em vez da insegurança que está a crescer, a nível local, o policiamento de proximidade em muito teria contribuído para a diminuição do sentimento de segurança”.