Belos navios à vela abrilhantam o porto do Funchal

A marinha à vela é outra coisa, imbuída de uma beleza e poesia extraordinárias e que nos remete para um passado em que as grandes viagens marítimas eram impulsionadas apenas pela força do vento e pela determinação humana.

Com três navios à vela ancorados, o porto do Funchal tornou-se na noite desta quinta-feira um festim para os olhos dos apreciadores. O navio-escola norueguês “Sorlandet”, que só partirá no dia 21, o veleiro português “Santa Maria Manuela”, que parte amanhã para Tenerife, e o “Danmark”, que, como o nome indica, é um navio-escola dinamarquês, proporcionaram as imagens que partilhamos com os nossos leitores.

A elegância das linhas e a complexidade da mastreação de um destes navios que percorrem os mares treinando a juventude nas artes da marinharia, ainda para mais quando as embarcações se encontram assim iluminadas, é uma mais valia para qualquer porto.

Assim, naturalmente, não eram poucos os olhares que se detinham esta noite no pequeno “espectáculo” oferecido na frente-mar do Funchal.