SESARAM promove I Seminário de Displasias Ósseas na RAM

Decorreu ontem, 4 de novembro, na Sala de Conferência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, o I Seminário de Displasias Ósseas na Região Autónoma da Madeira promovido pela Associação Nacional de Displasias Ósseas (ANDO), em parceria com o Serviço Regional de Saúde.

O evento abordou as condições ósseas raras, através de palestras com especialistas do Serviço Regional de Saúde e debateu casos clínicos de pessoas com displasia óssea residentes na região.

O Diretor Regional da Saúde, Herberto Jesus, em representação do secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, afirmou que “as displasias ósseas são raras e exigem de nós [Serviço de Saúde] uma integração de cuidados, equipas multidisciplinares que criem valor na vida das pessoas”.

O dirigente congratulou o Serviço de Medicina e Reabilitação do SESARAM e referiu, a importância deste seminário que “além de formativo é um alerta” para o modelo de “Integração de cuidados e seguimento ao longo da vida” a ser usado pelos serviços em todas as patologias diagnosticadas.

A cerimónia de abertura contou com a presença da Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, da Presidente da Direção da Associação Nacional das Displasias Ósseas, Inês Alves, da representante da Associação Nacional das Displasias Ósseas na Região Autónoma da Madeira, Claudia Aguiar, entre outros convidados.

Sobre a ANDO, Portugal

Fundada em maio de 2015, a Associação Nacional de Displasias Ósseas tem, como principal missão apoiar as pessoas com esta patologia, bem como, as suas famílias, criando informação útil e atual acerca da temática, de forma a alertar a sociedade para as displasias ósseas e colaborar com a investigação científica, clínica e social.