Corrida das mulheres decorre no próximo sábado

Realiza-se no próximo sábado, dia 29 de outubro, a Corrida das Mulheres. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em parceria da Associação de Atletismo da Madeira, integrada nas atividades do ‘Outubro Rosa’, mês dedicado ao Cancro da Mama.

A Corrida das Mulheres principiará às 17 horas, junto à Sé do Funchal, onde será feito um pré-aquecimento, sendo aberta a toda a população e para todas as idades. Este ano terá por madrinha a médica Sara Câmara.

O presidente do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ricardo Sousa, apela, por isso, a todos aqueles que possam para que participem nesta iniciativa, lembrando que, em Portugal, são à volta de sete mil mulheres que têm sido diagnosticadas com cancro da mama por ano e, dessas, ainda 1800 morrem com esta doença.

Nesse sentido, salientou que é preciso alertar e apelar à prevenção para que seja feito um diagnóstico precoce, realçando, a este propósito, a importância da realização dos rastreios para que a doença seja detectada o mais cedo possível, de modo a que os tratamentos possam ser mais simples e as taxas de sucesso maiores.

O ‘Outubro Rosa’ resulta de um movimento que nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90, do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Em Portugal, é concretizado pela LPCC, através do MVV – Movimento Vencer e Viver.