Projecto “Alista-te por um dia” de regresso esta quinta-feira

O projecto “Alista-te por um dia” regressa, esta quinta-feira (20 de Outubro), no Comando Operacional da Madeira, em São Martinho, ao formato presencial, numa iniciativa que contará, pelas 11h30m, com as presenças do comandante operacional da Madeira, Major-General Rui Tendeiro, e do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

Cerca de 40 alunos, da Escola Básica com Pré-escolar Dr. Eduardo Brazão de Castro, terão a oportunidade de participar numa série de actividades dinamizadas pelos militares dos três ramos das Forças Armadas, tais como visitar as trincheiras, receber instrução de nós e amarrações, interagir com equipamentos e receber um baptismo de mar, informam as autoridades militares. 

O “Alista-te por um dia” é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o Ministério da Defesa Nacional, o Estado-Maior General das Forças Armadas, o Comando Operacional da Madeira e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, dirigida a todos os alunos do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira.

Inserido na temática de Educação para a Cidadania, este projecto pretende dar a conhecer os órgãos e estruturas de defesa que contribuem para a afirmação e preservação dos direitos e liberdades de todos os cidadãos portugueses e a natureza e finalidade das suas actividades nos dias de hoje, com o intuito de desenvolver nos nossos alunos conhecimentos, capacidades, atitudes e valores de preservação da segurança, da defesa e da paz.