“Luz ao Fundo do Túnel” para inaugurar hoje na Nazaré

Um projecto ,”Luz ao Fundo do Túnel” favorece a arte urbana e a integração comunitária. O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, em representação do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, participa precisamente hoje na cerimónia de inauguração dos túneis intervencionados no âmbito desta iniciativa, pelas 18h00, na sede da Associação Artística de Solidariedade Social “Olho-te”.
A mesma fica localizada no Conjunto Habitacional da Nazaré, no Funchal.
O projecto consiste na recuperação de um túnel, no Complexo Habitacional da Nazaré, com arte urbana.
“Promover o desenvolvimento de uma identidade sociocultural no maior bairro do Funchal, com o envolvimento e a participação activa da comunidade residente e de artistas madeirenses, é o objectivo central” desta acção da Olho.Te, refere uma nota à comunicação social.

A cerimónia de apresentação formal destas novas “luzes”  nos túneis da Nazaré contará com a presença dos artistas convidados, Martim Velosa e Marco Fagundes,  de diversas personalidades representativas do Governo Regional, autarquia e instituições parceiras, bem como das crianças, jovens e adultos que contribuíram para a realização dos  projectos.

Segundo o presidente da Associação de Solidariedade Social de Utilidade Pública Olho.Te, Hugo Andrade, mentor e curador da iniciativa, “Luz ao fundo do túnel” nasceu em 2016, com o “grande mecenato, numa primeira fase, da Fundação Calouste Gulbenkian, e, após a pandemia, da Direcção Regional da Cultura – Secretaria Regional de Turismo e Cultura”.

Este projecto conta já com intervenções artísticas em quatro túneis do bairro da Nazaré que foram devolvidos à comunidade como espaços de segurança, convívio e participação comunitária.

Além de Martim Velosa e Marco Fagundes, também as pintoras Fátima Spínola e Cristiana Sousa (Andorinha) e os ceramistas Carmen Molina e Miguel Ramos orientaram e realizaram projectos artísticos de requalificação e integração em túneis que estiveram degradados e que constituíram pontos de insalubridade neste bairro funchalense.

Assinalando que a Nazaré é um bairro social descaracterizado, o presidente da Olho.Te congratula-se com o significativo envolvimento comunitário alcançado.

“É muito importante, vital mesmo, que as pessoas, moradores ou frequentadores da Nazaré, participem em iniciativas como “Luz ao fundo do túnel”, forjando um sentimento de pertença e de identidade cultural no bairro”, defende.

Até porque, reitera, “é urgente gerar luz na vida das pessoas que ainda não a encontraram e que se querem sentir incluídas e integradas na comunidade e nos projectos comunitários”.

E porque nos tempos críticos que atravessamos é fundamental promover esperança, participação e pertença, Hugo Andrade sublinha que ser cidadão activo passa também pela oportunidade de experienciar as artes e humanizar o nosso dia a dia.

É o caso do morador João Costa – Jota -, autor da pintura do mural “Hope”, que complementa a mais recente acção de expressão artística “Luz ao fundo do túnel”.

Satisfeito com o êxito deste projeto, o presidente da Olho.Te deixa o convite a todos aqueles que queiram fazer o percurso pelos túneis, agora com luz, vincando a necessidade de dar continuidade a estas intervenções artísticas, com, para e pela comunidade.

Para isso, frisa, são precisos mais apoios.