JPP publica o mais recente relatório de gestão da GESBA

No seguimento do seu trabalho fiscalizador ao Governo Regional e no estrito cumprimento do compromisso de informar e esclarecer a opinião pública, o Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo vai disponibilizar o mais recente relatório de gestão da empresa pública GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda. que, até à data, continua a não ser disponibilizado em nenhum site ou plataforma oficial do Governo Regional.

Como é possível verificar no mais recente relatório de Gestão da GESBA, o preço máximo pago pela “Banana da Madeira” continua a não ultrapassar os 26,8 cêntimos por quilograma, sendo que nas superfícies comerciais, a mesma banana é vendida ao consumidor final por valores acima dos 2 euros por quilo.

É inevitável concluir que a GESBA tem falhado com a sua missão de aumentar o valor pago ao produtor, facto que é visível aos olhos de todos e está bem visível nos relatórios de gestão do sector, agora disponibilizados de forma aberta e pública para que todos os cidadãos possam consultar e retirar as suas próprias conclusões, refere um comunicado do “Juntos pelo Povo”.

Frequentemente, a empresa pública GESBA tem sido acusada pelas associações do sector, de “falsidade e manipulação da verdade” sobre o preço pago pela banana da Madeira.

Mais recentemente, diversos produtores foram críticos à actual gestão da GESBA, acusando a empresa de “secretismo e de decisões laterais” por não ser clara na distribuição dos lucros, retendo dois terços da receita da banana, apenas para o seu funcionamento e alegando que o valor real pago ao produtor é inferior em cerca de um quarto do que recebiam.

Em resposta, a empresa pública GESBA contesta as acusações, recusando-se, no entanto,  a ceder os documentos solicitados pelo JPP referentes aos contratos de serviço do transporte em contentores e as faturas de venda da banana, refugiando-se num suposto ‘segredo comercial’, o que vem aumentar as suspeitas de falta de transparência nos negócios da banana.