Teófilo Cunha instou este sábado os participantes do Campeonato da Europa de Fotografia e Vídeo Subaquático a tornarem-se “embaixadores” das belezas do mar madeirense, e do alegado “compromisso da Região com a preservação da natureza”.
“O nosso Governo está empenhado em proteger o meio ambiente”, garantiu “Peço-vos que sejam os nossos embaixadores deste compromisso, e do mar maravilhoso que temos”, apelou o governante com a pasta do Mar e Pescas, Teófilo Cunha, durante a entrega de prémios do “Underwater Photography & Video European Championship” e do “Madeira Underwater Photo & Video Open”.
Tratou-se de um evento que decorreu toda a semana e que reuniu 84 dos melhores mergulhadores europeus, de 13 nacionalidades diferentes. Reveste-se, disse o governante, de uma importância “estratégica” para a Região.
“Para a Madeira é muito importante. Perto de 95% do nosso território é mar, e é fundamental que todos conheçam as suas potencialidades para o mergulho recreativo. É o nosso oceano, mas é também o vosso oceano. Estamos todos ligados”, declarou.
Entusiasta da modalidade, Teófilo Cunha efectuou na sexta-feira dois mergulhos: um no Cabo Girão e outro na Corveta Afonso Cerqueira. Dois locais que, juntamente com a Baixa das Moreias, no Funchal e a Reserva Natural Parcial do Garajau, em Santa Cruz, foram os ‘Sports’ oficiais do Underwater Photography & Video European Championship e o Madeira Underwater Photo & Video Open, refere um comunicado da Secretaria Regional do Mar e Pescas.
A competição foi organizada sob a égide da Confederação Mundial de Actividades Subaquáticas (CMAS), pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas e pela Associação de Natação da Madeira.
O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Mar e Pescas, apoiou o evento com 60 mil euros.