Corticeiras nas águas de Tomar e Sesimbra

João Augusto

Filipa Jesus, Marla Freitas, Fábio Barros e José Navarro, nadadores do Grupo Desportivo das Corticeiras, e Catarina Silva (CNF) participaram no decorrer desta semana em duas provas de Águas Abertas Nacionais, em Tomar e Sesimbra, nas distâncias de 1500 metros e 2000 metros.
A XXXII Travessia dos Templários ocorreu no domingo, 2 de outubro, em Tomar, na Praia Fluvial de Vila Nova, numa organização da Associação de Natação de Santarém, com apoio da Câmara Municipal de Tomar e União das Freguesias de Serra e Junceira, com a participação de 191 nadadores, todos nacionais.
 A campeã da Europa de 5000 metros, Mafalda Rosa, foi a vencedora absoluta da prova de 1500 metros, da qual foi madrinha da competição nesta distância. Os nadadores madeirenses obtiveram as seguintes classificações: em femininos, no Escalão Elite, Filipa Jesus foi 9ª classificada e 48º na geral, entre  enquanto no escalão de Masters E, Catarina Silva foi terceira, em masculinos no escalão de Masters E Fábio Barros foi 4º classificado e José Navarro ficou na posição seguinte, 5º lugar do mesmo escalão.
Os nadadores madeirenses sentiram alguma dificuldade motivada pela prova, que decorre numa Barragem (água doce),  primeira experiência para alguns, mas concluíram a competição em problemas.
A prova de 5000 metros registou a presença de 101 nadadores, com a vitória do padrinho da competição, Tiago Campos, que cobriu a distância em menos de uma hora.
A travessia na Baía de Sesimbra realizou-se quarta-feira, 5 de outubro, com partida e chegada na Praia da Califórnia, numa distância de 2000 metros, prova integrada no  XV Circuito Nacional de Águas Abertas, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra e da Associação de Natação de Lisboa, com 458 participantes nos diferentes escalões incluindo nadadores de várias nacionalidades.
Esta prova é uma das mais antigas competições de Águas Abertas, cuja primeira edição remonta ao ano de 1925. Os quatro madeirenses do Grupo Desportivo das Corticeiras voltaram a competir, além de Catarina Silva (Naval do Funchal) obtendo as seguintes classificações: no Escalão 18/19 anos, Filipa Jesus obteve o 8º lugar no escalão, 29º da geral em 70 participantes, no Escalão Masters E, Marla Freitas conquistou a 7ª posição, Catarina Silva, ficou na posição seguinte.
Nos masculinos Master E, Fábio Barros obteve o 23º lugar e José Navarro ficou na 26ª posição. A temperatura de 17ª da água obrigou ao uso de fato térmico, o que não foi uma adversidade para os participantes madeirenses.