SRTC e Associação de Promoção assinalam amanhã Dia Mundial do Turismo

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura e a Associação de Promoção da Madeira afirmam ter preparado um programa alargado de actividades, na Madeira e no Porto Santo, para comemorar, amanhã, o Dia Mundial do Turismo. Neste âmbito, refira-se que o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, acompanhará as iniciativas pelas 14h30, na Praça do Povo.

Durante todo o dia, haverá uma acção de agradecimento aos visitantes com distribuição de brindes nos Postos de Informação Turística do Aeroporto da Madeira, Avenida Arriaga, Estrada Monumental (Funchal), Ribeira Brava, Ponta de Sol, Porto Moniz, Santana e Porto Santo.

Estão previstas actuações musicais e de grupos folclóricos em vários concelhos: no Funchal ocorrerão na Avenida Arriaga e na Praça do Povo, entre as 10 e as 16h30, em Santa Cruz será na Gare das Chegadas do Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo (entre as 11 e as 11h45), em Santana acontece das 10h30 às 12h30 em frente ao Posto de Informação Turística e na Ribeira Brava, entre as 11 e as 12 horas, junto ao Posto de Informação Turística do local.

Haverá entradas gratuitas nos museus tutelados pela SRTC, através da Direcção Regional de Cultura (Museu Quinta das CruzesCasa Museu Frederico de Freitas, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, Museu Etnográfico da Madeira, Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Casa Colombo-Museu do Porto Santo) mas também noutros espaços museológicos e espaços culturais da Região (Museu Henrique e Francisco Franco, Núcleo Museológico da Cidade do Açúcar, Museu da Eletricidade “Casa da Luz”, Museu Militar da Madeira e Nini Design Centre, no Funchal, Museu de Imprensa da Madeira em Câmara de Lobos, e Museu da Baleia em Machico).

Associam-se ainda com preços especiais ou entradas gratuitas outros locais da Região como o 3D Fun Art Museum (desconto no valor da entrada), a Sociedade dos Engenhos da Calheta e a Quinta Pedagógica dos Prazeres, a Companhia do Engenhos do Norte – SORUM – no Porto da Cruz e o Parque Temático da Madeira (entrada gratuita somente nos espaços ao ar livre e aldeamentos). A entrada será gratuita nos jardins da Quinta Vigia e da Quinta do Palheiro Ferreiro assim como no Pestana Quinta do Arco Nature and Rose Garden.

Haverá ainda, no Funchal e Porto Santo, momentos surpresa subordinados às comemorações da efeméride.

Quanto ao Porto Santo, o programa comemorativo da data foi organizado em parceria entre o Turismo da Madeira e a Câmara Municipal local. Inclui, às 10h30, uma visita interpretativa ao centro histórico da cidade, e dois momentos surpresa, pelas 12 e pelas 15 horas, respectivamente no Largo das Palmeiras e à entrada do Cais Velho.