BE questiona: para quando creche gratuita para todas as crianças na RAM?

O Bloco de Esquerda-Madeira resolveu questionar o Governo sobre a transposição para a Madeira, da legislação aprovada a nível nacional, que estipula a creche gratuita para todas as crianças.
“O ano lectivo iniciou-se há 2 semanas e ainda não existiu qualquer acção do Governo Regional para a transposição para a Madeira da legislação aprovada a nível nacional, que estipula a creche gratuita para todas as crianças portuguesas,  e que, numa primeira fase, está a ser já aplicada às crianças nascidas em 2021”, refere o BE.
“No continente português, já começou a aplicação desta lei. E na Madeira? A educação está regionalizada e por isso é necessário a iniciativa legislativa do Governo”, refere uma nota.
O Bloco de Esquerda Madeira questiona, assim, o secretário da educação e o governo PSD-CDS: Para quando esta lei aplicada aqui? Para quando terão as famílias madeirenses com crianças os mesmos benefícios que foram dados às famílias do continente?
“Algumas câmaras municipais da Madeira apoiam as famílias dos seus concelhos com as mensalidades das creches, mas para que chegue a todos, a todas as crianças  nascidas na Região tem de ser o Governo Regional a fazê-lo. É isto que o BE-M defende, é isto que o BE-M faria: as famílias primeiro”, defende.
Neste momento, as mensalidades das creches são superiores ao valor das propinas na faculdade, o que torna a decisão de ter filhos cada vez mais difícil para os casais madeirenses. Se existe investimento em tanta coisa, porque não existe no futuro? Ou a culpa também será de Lisboa?”, questiona o BE.