Protecção Civil da RAM actualiza o seu símbolo identificativo

O Serviço Regional de Protecção Civil adaptou o seu símbolo oficial, por forma a dar cumprimento aos pressupostos constantes na portaria n.º 321/2021, de 28 de Dezembro, do Ministério da Administração Interna, refere uma nota. A dita portaria estabelece a necessidade de adaptação e uniformização da imagem e elementos identificativos das estruturas que compõem o Sistema Nacional de Protecção Civil, nas suas diferentes escalas e âmbitos de actuação, visando reforçar, perante a Comunidade no seu geral, o papel e a importância subjacente às suas actividades.

Neste contexto, até Dezembro de 2023, o SRPC vai proceder, gradualmente, à alteração dos símbolos associados e existentes na Região Autónoma da Madeira, de forma a promover a uniformização da imagem gráfica deste Serviço Regional.

A actividade de Protecção Civil, e respectivo símbolo distintivo, é identificado internacionalmente através do Protocolo Adicional I, às Convenções de Genebra, de 12 de Agosto de 1949, tendo sido transposto para o direito nacional pela Resolução da Assembleia da República n.º 10/92, de 1 de Abril.

Este símbolo é composto por um triângulo equilátero azul, representante da estabilidade, equilíbrio e harmonia; o círculo laranja, significativo do alerta, enquanto que as cores, em seu redor, encontram-se relacionadas com a missão subjacente e relativa à protecção do cidadão (laranja), património (azul) e ambiente (verde).