Rui Abreu vai a Jersey para festival de comida portuguesa

O director regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, estará presente amanhã, dia 26 de Agosto, na abertura oficial do “Portuguese Food Festival” que decorre até à próxima segunda-feira, em Jersey.

Trata-se de “um dos mais importantes festivais portugueses de gastronomia”, refere o gabinete de Rui Abreu e regressa este ano após uma paragem forçada de dois anos devido à pandemia.

Trata-se de uma oportunidade o responsável madeirense regressar a uma comunidade que bem conhece e que, da sua perspectiva, é ilustrativa da forma como os madeirenses estão integrados nos vários países de acolhimento.

“Os madeirenses representam entre 12% a 15% da população da ilha de Jersey, estão perfeitamente integrados e são uma comunidade exemplar ao nível do trabalho e do contributo que dão aos diferentes sectores económicos”, declarou Rui Abreu, salientando os muitos casos de emigrantes que com trabalho e perseverança construíram empresas de sucesso.

“Enche-nos de orgulho a forma como os madeirenses contribuíram com o seu trabalho e o seu empenho para a economia de Jersey. É também por isso, que é um prazer redobrado visitar esta comunidade”, garantiu o director regional das Comunidades.

O primeiro dia da visita a esta ilha do Canal será dedicada ao Portuguese Food Festival.

É a 11.ª edição do evento que junta milhares de pessoas no People’s Park, no centro da cidade de Saint Helier, capital da ilha.

O festival é bastante apreciado e visitado não só pela Comunidade, mas por toda a população de Jersey.

“Demonstra duas coisas. Primeiro, que os madeirenses não esquecem a Madeira, e isso está patente no Portuguese Food Festival que congrega gastronomia, cultura e música portuguesa. Em segundo, a Comunidade desempenha um importante papel na promoção da Madeira, tal é o entusiasmo que a restante população da ilha visita o evento”, nota Rui Abreu.

Na abertura oficial do evento estarão outras personalidades de Jersey, nomeadamente o presidente da Câmara de St. Helier, Simon Crowcroft, o Cônsul Honorário, Manuel Silva, e por último, mas não menos importante, o Conselheiro das Comunidades João Carlos Nunes, o grande impulsionador e dinamizador do Festival, que é também presidente do Comité da Geminação das cidades do Funchal e St. Helier.

Além da presença no Festival, onde vai contactar com a comunidade e comerciantes, Rui Abreu vai aproveitar esta deslocação oficial para visitar várias empresas de madeirenses.

“Estamos em contato permanente durante todo o ano, através dos conselheiros, mas nada substitui a forma calorosa como somos sempre recebidos em Jersey”, disse o director regional.