Madeira Sea Solar Race principia amanhã com ensaios de mar

No seguimento do evento que decorreu o ano passado, Odisseia Madeira, organizado pela Associação Juvenil Técnico Solar Boat e que contou com o apoio da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Dirceção Regional de Juventude, decorre de 24 a 31 de Agosto o Madeira Sea Solar Race.

Numa organização da mesma associação, que volta a ter como parceira esta Secretaria, o evento contará com a presença de duas equipas, uma da referida associação, e uma segunda proveniente da Holanda, nomeadamente da Universidade de Amesterdão de Ciências Aplicadas, refere um comunicado da Direcção Regional da Juventude.

Tal como no ano transacto, o evento repartir-se-á em duas etapas, uma no Funchal, de 24 a 27 de Agosto, e outra no Porto Santo, de 29 a 31 do mesmo mês. Ao longo destes dias, os dois barcos, movidos a energia solar e totalmente desenhados e construídos pelos jovens destas universidades, serão testados até ao limite, em diferente provas e formatos, de acordo com o programa abaixo indicado.

Desta forma, procura-se estimular o empreendorismo entre os jovens da Madeira e Porto Santo, já que estes projectos são levados a cabo no âmbito do percurso académico dos envolvidos, numa óptica que visa o desenvolvimento de soluções inovadoras nos domínios da energia solar e dos transportes marítimos. Por outro lado, o desenvolvimento das embarcações aqui consideradas exige um elevado espírito de equipa, bem como intensa cooperação entre as diversas engenharias envolvidas, tais como mecânica, eletrotecnia, naval, química, física e aeroespacial, assegura-se.

Interessa também ressalvar a dimensão internacional da competição, que resultará num intercâmbio cultural entre os diversos participantes, mas também com a juventude da Madeira e Porto Santo, que é fundamental envolver.

Por um lado, será mais uma forma de celebrar o Ano Europeu da Juventude 2022. Por outro, dá a oportunidade dos jovens deste arquipélago, de conhecerem todo um projecto inovador, desenvolvido por jovens, alguns deles madeirenses, no âmbito do seu percurso académico. Entende-se que a partilha de experiências que naturalmente surgirá, será uma mais valia para os envolvidos, sejam aqueles pertencentes ao TSB, sejam aqueles que colaborarão neste evento ou que eventualmente venham a participar nas visitas guiadas e assistir e às provas de mar propriamente ditas.

O evento conta também com o Grupo Sousa como parceiro logístico, bem como com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, nomeadamente a Empresa de Electricidade da Madeira, a Empresa de Cervejas da Madeira, a Agência Regional de Energia e Ambiente da Madeira, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, a Associação de Portos da Região Autónoma da Madeira, a Associação Regional de Vela da Madeira e o Clube Naval do Porto Santo.