Sílvia Vasconcelos abordou poesia de Saramago no centro Anjos Teixeira

A Galeria Anjos Teixeira serviu esta tarde de palco a mais uma sessão sobre José Saramago, desta vez na sua vertente poética. Sílvia Vasconcelos apresentou uma selecção de poemas e as razões daquela escolha.

A apresentação da obra poética do Nobel português da literatura integra-se nas iniciativas programadas pela Galeria Anjos Teixeira para a comemoração do centenário do nascimento de José Saramago, refere a coordenação da galeria situada na sede do PCP.

Sílvia Vasconcelos contextualizou a poesia de Saramago. O primeiro livro de poemas de José Saramago, Os poemas possíveis, foi publicado em 1966. Saramago voltou à poesia em 1970, com Provavelmente Alegria e, cinco anos depois, em 1975, encerraria um ciclo poético com outro livro de poemas, O ano de 1993, mais tarde, outros ensaios poéticos concretizaram algumas das suas especificidades do fazer poético, refere uma nota à comunicação social.

“Nesta iniciativa em que foi valorizada a experiência poética de José Saramago, sobretudo, foi destacado o papel decisivo daquela poesia para o estabelecimento da “maioridade expressiva” do autor, de onde resultaram marcas de uma sensibilidade linguística que se prolongou de modo criativo ao longo da sua prosa”, refere o comunicado da galeria.