Albuquerque agradece a Nossa Senhora o que está “a acontecer à Região”

Fotos: Governo Regional da Madeira
Miguel Albuquerque disse hoje que é altura de agradecer a Nossa Senhora do Monte a retoma da economia da Região, após dois anos particularmente complicados devido à pandemia da Covid-19. O governante falava em declarações à comunicação social, aproveitando para mostrar a sua satisfação pela participação de madeirenses e visitantes nestas festividades tradicionais da RAM, que hoje movimentam de forma muito particular a freguesia do Monte.
“Para mim [este é um momento] sempre significativo, pois é a festa da padroeira da Região Autónoma da Madeira, celebrada em todos os cantos onde temos a nossa diáspora”, declarou, comentando a grande afluência de madeirenses e emigrantes. “Inclusive no Havai, esta festa é celebrada, pela quarta ou quinta geração de madeirenses que para lá emigraram”.
Referindo-se ao terrível acidente com a queda de ramos das árvores que ceifou a vida de várias pessoas no Monte há alguns anos, disse que “temos agora a reposição da normalidade”.
“As pessoas estão mais confiantes. Ontem a festa correu muito bem”, assinalou, dizendo pensar estarem reunidas as condições para que tudo corresse bem nesta celebração religiosa. “Venho aqui (…) também agradecer aquilo que está a acontecer à Região, pois, depois de dois anos muito difíceis, estamos em plena recuperação económica (…)”. Segundo afirmou, os indicadores da economia madeirense apontam neste momento para níveis superiores ao período pré-pandemia de 2019, que foi um ano também muito importante do ponto de vista do crescimento económico e do turismo.
Questionado sobre se está prevista alguma requalificação do Largo da Fonte, Albuquerque avançou que o presidente da Câmara, Pedro Calado, tem uma ideia para melhorar as condições de funcionalidade do Largo e torná-lo mais atractivo. “Um dos jardins mais bonitos da Madeira é o que está a sul do Largo da Fonte, e temos a intenção de melhorar a atractividade daquela zona, muito visitada (…)”.
O presidente do Governo assistiu à Missa Solene presidida pelo bispo do Funchal, D. Nuno Brás, e seguiu na procissão em honra da padroeira da RAM, acompanhado por vários membros do seu executivo e pelo edil funchalense, Pedro Calado.
D. Nuno Brás, na homilia proferida na ocasião, recordou que “o Ser Humano não está votado apenas à sua sabedoria, força e sentimentos quando se deixa encontrar com Jesus de Nazaré”.