Archipel.eu: Projetos da Madeira, das Canárias e dos Açores candidatos ao fundo de “Networking e Cooperação Cultural”

Os resultados das candidaturas ao fundo de “Networking e Cooperação Cultural”, ao abrigo do programa Archipel.eu, já se encontram disponíveis e podem ser consultados aqui.

Segundo a Agência de Promoção da Cultura Atlântica, “foram submetidas 38 candidaturas, distribuídas pelas Regiões Ultraperiféricas e pelos Países e Territórios Ultramarinos, uma candidatura da Madeira, uma dos Açores e outra das Canárias. Após a reunião de comité de avaliação, foram selecionados dez projetos.”

O principal objetivo do fundo de Networking e Cooperação C.ultural é promover os intercâmbios entre as RUP, os PTU e a União Europeia no seu conjunto. Esta chamada de projeto visa apoiar projetos de networking que pretendam encorajar a cooperação entre as organizações, assim como a partilha de conhecimento e competências entre os profissionais das organizações do setor cultural e criativo destes territórios e, ainda, promover, preservar e favorecer o conhecimento das culturas locais das RUP e dos PTU.

Sobre o Archipel.eu

O projeto Archipel.eu é coordenado pelo Institut Français em parceira com a APCA Madeira (Agência de Promoção da Cultura Atlântica) e a OCTA (Overseas Countries and Territories Association). Lançado a 13 de outubro de 2021, visa salvaguardar e promover a cultura nas 9 Regiões Ultraperiféricas e nos 13 Países e Territórios Ultramarinos da União Europeia, criando oportunidades de financiamento para profissionais culturais, artistas, grupos de artistas, organizações e instituições culturais. O projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia e tem uma duração de 24 meses.

Além do fundo “Networking e Cooperação Cultural”, também já foram fechadas 2  chamadas de projeto, “A Coleção – Archipel.eu Edição Especial” e o “Fundo de Salvaguarda e Promoção do Património Cultural Imaterial das Regiões Ultraperiféricas e dos Países e Territórios Ultramarinos”. No entanto, está ainda aberto o Fundo de Mobilidade que só termina a 1 de dezembro de 2022.

No total, serão apoiados 65 projetos: 22 artistas e 43 instituições e organizações culturais.