Quatro aves de rapina devolvidas à Natureza

Assinalando o Dia Mundial da Conservação da Natureza e buscando sensibilizar a população em geral para a preservação das aves selvagens e a sua importância no equilíbrio ecológico das áreas onde vivem, decorreu hoje na Quinta do Santo da Serra a devolução à Natureza de quatro aves de rapina, refere um comunicado governamental.

Uma Manta Buteo buteo hartertii, que ingressou no Centro de Recuperação de aves Selvagens do IFCN IP-RAM, no dia 12 de Janeiro, e que se encontrava muito debilitada e com parte das asas e cauda cortadas, foi recolhida em Santa Cruz e entregue pela empresa Tfalcon, um dos colaboradores da Rede SOS Vida Selvagem.

“Após análise clínica, concluiu-se que não existiam condições adequadas para reabilitar esta ave nas nossas instalações, pelo que através da parceria existente entre o Hospital Veterinário da UTAD (HVUTAD), foi estabelecido um protocolo de transporte e tratamento para a referida ave de rapina. Esta ave foi alvo de uma intervenção cirúrgica de forma a restituir as asas e cauda através do implante de novas penas. A sua recuperação decorreu durante 6 meses”, refere o comunicado.

De registar ainda a devolução à natureza de três francelhos (Falco tinnunculus canariensis). Uma destas aves deu entrada no dia 3 de Julho muito debilitada e infestada de parasitas, as outras ingressaram no (CRAS) no dia 22 de Junho, em consequência de queda do ninho ainda muito jovens.

O evento contou com a presença do presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Manuel Filipe, assim como de todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para esta devolução com sucesso de mais 4 aves selvagens à natureza.