Orquestra Clássica vai apresentar “Concerto Fim de Temporada 2021/2022” no dia 30 de julho

No próximo sábado, dia 30 de julho, pelas 18h00, a Orquestra Clássica da Madeira (OCM), gerida pela Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, vai apresentar o “Concerto Fim de Temporada 2021/2022”. O espetáculo vai decorrer no Centro de Congressos da Madeira.

“Será, sem dúvida, um concerto cheio de energia, sentimento, júbilo e encantamento com três destacadas obras de três compositores distintos da história da música. A iniciar o concerto, uma Abertura de Sergei Taneyev, um sublime Poema Sinfónico com cerca de 20 minutos com os principais temas da trilogia da sua ópera Oresteia e, de seguida, o Adagietto para cordas e harpa da 5ª sinfonia de Gustav Mahler. Na segunda parte, a majestosa sinfonia n.º 4 de Piotr Tchaikovsky, uma das mais significativas obras da sua inspirada criação.”, adianta a OCM.

O maestro Martin André, com quem a OCM “mantém uma relação artística de grande empatia, respeito mútuo e objetivos musicais comuns”, é o responsável pelo repertório do concerto. Recorde-se que, desde 2013, Martin André colabora com a OCM.

Os alunos de todas as áreas formativas do Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira têm, mediante a apresentação do cartão e disponibilidade da sala, acesso gratuito.

Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na Loja Gaudeamus, no Colégio dos Jesuítas (junto à Câmara Municipal do Funchal), de segunda a sexta-feira no horário das 09h00-18h00, e no dia poderão ser adquiridos no local do concerto a partir das 16h00.

Programa 

Sergei Taneyev [1860-1911] – Abertura “Oresteia”, Op. 6 [1889]

Gustav Mahler [1856-1915] – Adagietto da Sinfonia n.º 05

P.I. Tchaikovsky [1840-1893] – Sinfonia N.º 4 em Fá m, Op. 36 [1877]

Maestro Martin André 

Foto DR

“Martin André frequentou a Yehudi Menuhin School (onde estudou piano) e estudou música na Universidade de Cambridge. Fez a sua estreia profissional dirigindo uma versão de câmara da Aida para a Ópera Nacional de Gales, onde passou várias temporadas como maestro residente. Durante este período trabalhou um vasto reportório, dando particular atenção ao séc. XIX italiano.

Entre 1993 e 1996 foi Diretor Musical da English Touring Opera, dirigindo óperas tanto em Londres como em digressões por todo o Reino Uno na Ópera ido. Em 1996 foi galardoado com o Arts Foundation Conducting Foundation.

Martin André é o único maestro que já dirigiu todas as grandes companhias de ópera britânicas. Desde que deixou o seu cargo na Ópera Nacional de Gales, tem-se apresentado à frente da Royal Opera House, Glyndebourne Touring Opera, Ópera da Escócia, Ópera Nacional Inglesa, Opera North e Ópera da Irlanda do Norte. Em 2000 dirigiu uma produção gravado ao vivo para a BBC de Londres de Le Nozze di Fígaro.

Atualmente divide a sua carreira profissional entre os teatros de ópera e as salas de concerto, dirigindo reputadas orquestras.

A sua carreira internacional inclui compromissos na África do Sul, Albânia, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, República Checa e Suíça”.