Acções na “Comunidade Contra a SIDA” visam sensibilizar para alimentação saudável

A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, através da técnica especialista Joana Silva (nutricionista), promoveu no dia 26 de Julho uma sessão prática dedicada à promoção da alimentação saudável, dirigida à Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa, “A Comunidade Contra a SIDA”.

A sessão de promoção de hábitos alimentares saudáveis foi dedicada à incorporação de sementes no dia a dia alimentar para a melhoria da qualidade nutricional e riqueza das refeições, através da aplicação prática num lanche saudável, onde os utentes tiveram a oportunidade de experimentar alimentos diferentes e experienciar sabores menos comuns, informa-se através de um comunicado distribuído às Redacções.

Esta sessão de educação alimentar decorreu no âmbito da parceria estabelecida entre a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil e a Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, nomeadamente através do projecto “Prevenção Não tem Idade”.

O referido projecto visa trabalhar a vertente da alimentação saudável junto da comunidade em que está inserida, nomeadamente os residentes, as associações e a comunidade educativa.

Uma alimentação saudável previne deficiências nutricionais e é uma importante aliada no combate a diversas situações de doença. Precisamente por esse motivo, desde Janeiro de 2022, a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, através do projecto “Prevenção Não tem Idade”, já promoveu cinco sessões alusivas à alimentação saudável no sentido de melhorar a qualidade de vida de diabéticos, hipertensos, doentes cardíacos e, ainda, de favorecer a saúde mental, refere-se.

Ao todo, estas sessões já abrangeram cerca de 200 participantes.

A realização destas acções educativas tem por objectivo aumentar a literacia em saúde, nomeadamente na área da alimentação, dotando a comunidade de conhecimentos para efectuar escolhas alimentares mais saudáveis.