Albuquerque diz que o seu governo tem “fibra” e “garra”

“É no período das dificuldades que se vê quem sabe governar”, disse hoje Miguel Albuquerque, no encerramento das Jornadas Parlamentares PSD-CDS/PP. Na ocasião, afirmou que a Madeira enfrentou, com a pandemia de Covid-19, uma das maiores, senão a maior, crise da sua história.
“Tivemos uma crise de saúde pública, social e económica, que fez o nosso PIB cair quase para 9%, lembrando que, na crise de 2009, essa descida ficou-se pelos 4%.”, referiu.
No entanto, realçou, a RAM logrou ultrapassar esse período mais difícil: “Desbloqueámos apoios multifacetados na área social, na área da saúde. Mobilizámos os profissionais, mobilizámos a população e soubemos, sobretudo, transmitir uma imagem de confiança aos agentes económicos e aos empresários”.
E, na sua opinião, neste momento assistimos à retoma económica. A forma ela aconteceu na Madeira é extraordinária, considerou mas não foi por acaso. “Aconteceu porque nós estimulámos e promovemos as políticas necessárias”, disse.
Reconhecendo que para gerir um Governo de coligação é necessário haver confiança, reciprocidade e, sobretudo, compreensão, Miguel Albuquerque garantiu que isso tem existido, quer no quadro parlamentar, quer no quadro governativo,
E, numa altura de maiores dificuldades, a coligação, ficou ainda mais coesa. “Governar quando está tudo a correr bem é fácil. Nas dificuldades é que se vê quem é que tem fibra, garra e quem tem determinação para governar bem. Nós fizemo-lo e ultrapassámos esta crise monumental que atingiu a nossa sociedade.”
Um desafio, assumido por Albuquerque, são as eleições do próximo ano, e o combate sem tréguas à oposição, cujo trabalho tem sido o de “difundir mentiras” sobre a actuação do Governo.
Uma oposição que, acusa, não está habilitada a defender a Autonomia nem os direitos da população face às ameaças do centralismo.