700 utentes já recorreram ao Serviço de Atendimento Urgente do Bom Jesus

Fotos DR

O Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou, na tarde de ontem, o novo Serviço de Atendimento Urgente do Centro de Saúde do Bom Jesus.

O Serviço, que iniciou a sua atividade no dia 20 de junho, está aberto de segunda a sexta-feira, das 16h às 00h. Em jeito de balanço, Pedro Ramos considerou «extremamente positivo, até por aquilo que os utentes têm dito e que os profissionais de saúde também têm afirmado.», isto porque «são cerca já de 700 doentes no total, dá uma média de 50 a 60 doentes por dia e prevê-se um número na ordem dos 12 mil por ano», afirmou.

De acordo com o Secretário, «é um serviço de atendimento urgente que tem todas as condições para funcionar nomeadamente com a vertente analítica e a vertente imagiológica, mas tal como os profissionais de saúde têm vindo a dizer (…) é um serviço para ser utilizado após, de facto, terem esgotado todos os recursos que os cuidados de saúde primários felizmente já dão na Região Autónoma da Madeira, através da sua multidisciplinaridade de consultas já existentes no seu armamentário.»

Trata-se, portanto, de um serviço de reforço, de atendimento urgente, cujo objetivo é «não comprometer os serviços de urgência da resposta final do Hospital Dr. Nélio Mendoça.», vincou o governante.