Iniciativa Liberal ironiza com pretensões da RAM a “turismo de Luxo”

A Iniciativa Liberal veio citar, segundo notícias da imprensa local, a realização recente de uma iniciativa denominada “Connections Luxury in Madeira”. O evento, diz o partido, recebeu 140 decisores com uma agenda interactiva projectada para ligar compradores de alto nível a hotéis excepcionais, propriedades boutique, provedores de experiência e empresas de gestão de destinos de todo o mundo, e contou com o patrocínio da Associação de Promoção da Madeira. “!Queira lá isto dizer seja o que for”, refere o comunicado da IL.

“Não negamos o sonho visionário, sem materialização de visão, de podermos ser um destino de turismo de luxo. Mas tanto, mesmo tanto teria que ser feito… e desfeito, começando pelas opções “low cost” que tutelam, na actualidade, o destino. Como podemos pretender ser um destino de luxo com problemas como o que temos no centro da nossa capital? Com os mamarrachos que vão nascendo como cogumelos por aqui e por ali? Matando diariamente o conceito de luxo diferenciador: “green, blue and black”, o verde da paisagem, o azul do mar e o preto do basalto das nossas serras? Um destino de Luxo é o topo da escala das tipologias de turismo. Nunca lá estivemos. Nem de perto, nem de longe”, conclui a Iniciativa Liberal.

Para os liberais, “no passado chegámos a ser um destino do segmento Premium, mas nunca de Luxo. Triste, muito triste a ignorância de não saberem o que é o conceito de Luxo e o que representa o segmento. Se era o Luxo que procuravam, não alteravam o logótipo da marca Madeira para aquela coisa virada para segmentos de “low cost” jovens. Diariamente destruímos caminhos que nos poderiam reposicionar no segmento Premium (nem falamos em luxo que é outro campeonato). Vir agora com esta pretensão de nos posicionarmos num segmento inatingível, é atirarem-nos com areia para os olhos. O costumeiro desrespeito pelos madeirenses que embriagaram no “luxo” do epíteto de povo superior. E o povo aplaude com uma mão e esfrega os olhos com a outra”, lamenta este partido.

“O Luxo devem ser os muitos turistas que dormem agora  a última noite no aeroporto, para poupar uma noite de hotel e apanhar o voo “low cost” das primeiras horas da manhã. Não vê, nem entende, quem não quer”, termina a nota da IL enviada às Redacções.