São João Batista motiva muitas festas

Sílvio Mendes

No dia 24 de junho a Igreja celebra a natividade de São João Batista, nome que significa “Deus é propício”, e foi  o precursor de Jesus, aquele que preparou os caminhos do Senhor. No tempo litúrgico, João Batista nasceu cerca de seis meses antes de Jesus; portanto a Festa de São João foi fixada no dia 24 de junho, seis meses antes da véspera do Natal. A Igreja celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado, sendo único santo cujo nascimento e martírio são celebrados.

João Batista pregava um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. Aqueles que reconheciam seus pecados e se arrependiam eram purificados na água, praticando principalmente no Rio Jordão.
E não poupava críticas ao rei local, Herodes, Rei de Roma na Peréia e na Galileia. Denunciava, principalmente, a vida adultera do rei, pois este tinha se unido a Herodíades, sua cunhada. Passado um tempo, Salomé, filha de Herodíades, dançou para Herodes. O rei ficou deslumbrado com ela e disse que daria tudo o que lhe pedisse. Então, ela influenciada pela mãe Herodíades pediu a cabeça de São João Batista numa bandeja. Herodes, assim o fez, como havia prometido diante dos convivas.
Na Madeira e Porto Santo a festa de São João Batista é assinalada com muitos festejos exteriores e algumas tradições que incluem as ceias, as bentas (colocação de ramos de alecrim e de louro ao ar livre para que na manhã do dia do santo são abençoadas), as sortes (diversas atividades relacionadas com a adivinhação do futuro) e as fogueiras que são ateadas na véspera da festa e saltadas em ambiente de muita animação.
É festejado nas quatro paróquias de que é padroeiro: Fajã da Ovelha, Álamos, São João (uma das paróquias da Ribeira Brava) e Atouguia e nas capelas de São João da Ribeira, no Funchal, no sítio da Terra Batista, situada no Porto da Cruz; capela da Achada do Cedro Gordo, localizada em São Roque do Faial e na capela de Jesus, Maria, José, situada em Câmara de Lobos.
Também é assinalado nas paróquias de São Martinho, Conceição (Lombada, Ponta do Sol), Rochão (Camacha) e no bairro de São Gonçalo.