Presidente do GR visita Centro de Banana da Madeira

O Centro de Banana da Madeira, instalado no Lugar de Baixo, na Ponta do Sol, já está em funcionamento. A nova estrutura está dotada de uma zona de exposição permanente (um Núcleo Museológico, instalado no piso zero) e acolherá, no piso 1, os departamentos de Investigação e de Qualidade e de Apoio ao Produtor e Formação.

Amanhã, pelas 18 horas, o presidente do Governo Regional (GR), Miguel Albuquerque, visita as novas instalações.

Além do edifício, o investimento da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural inclui infraestruturas visitáveis/acessíveis através do caminho agrícola.

Entre elas os campos de cultivo, os viveiros de plantas (de crescimento e de adaptação), as zonas de despenca, maturação e refrigeração da banana, o sistema de transporte dos cachos (cabo aéreo) e um edifício com bar e loja (para venda de merchandising).

Há ainda a contabilizar áreas funcionais e não visitáveis, como as zonas e Infraestruturas agrícolas (poços de rega, sistemas de adubação e rega automatizada, outras instalações técnicas\agrícolas) e as instalações de pessoal.

A bananeira é uma das culturas agrícolas mais representativas da Ilha, revestindo-se de grande importância socioeconómica, ambiental e paisagística, bem como cultural, para a Região Autónoma da Madeira.