A exposição ECCE ALGORITHMUS recebeu 683 visitantes

Foto: Ângelo Sousa

A exposição ECCE ALGORITHMUS, de António Dantas, decorreu entre os dias 8 de abril e 17 de junho, na Capela da Boa Viagem, no Funchal.  Esta exposição, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e com a curadoria de Hélder Folgado, acolheu um total de 683 visitantes. ECCE ALGORITHMUS consistiu numa instalação de sequências de imagens eletrográficas, fixas sobre a parede, no qual o artista apresenta sistemas de codificação binária para problematizar noções de controlo e poder.

António Dantas, nascido na Madeira, em 1954, participou em diversas antologias, exposições e festivais dedicados à poesia visual, à eletrografia e à arte postal. Uma vez ligado às artes visuais, António Dantas, continuou a desenvolver diversos projetos, participando em distintas iniciativas da poesia visual portuguesa nos anos 80 e 90. Para além disso, este artista foi um dos dinamizadores do movimento de poesia experimental portuguesa, tendo desenvolvido com António Aragão, a revista Filigrama. Assim, os seus trabalhos surgem, muitas vezes, em exposições e publicações em torno da copyart e arte postal, realizados em Portugal e noutros países. A sua obra no campo da eletrografia e de vídeo arte, caracteriza-se, essencialmente, pela manipulação criativa de elementos figurativos com a predominância da figura humana, conjugando a crítica e o humor.

A ECCE ALGORITHMMUS possibilitou aos visitantes uma oportunidade de visualizar gratuitamente a arte de António Dantas, elevando o património cultural, muito assente na cidade Funchal, nomeadamente, através de imagens eletrográficas.