Liberais criticam projecto do teleférico do Curral das Freiras

A Iniciativa Liberal debruça-se hoje novamente sobre o polémico projecto do teleférico para o Curral das Freiras, referindo, numa nota, que o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza é o promotor do concurso do dito projecto no vale do Curral das Freiras, Boca da Corrida e Montado do Paredão, e afirmando que o mesmo “irá desfigurar uma área protegida com uma paisagem única, para além de ameaçar as zonas de nidificação duma ave endémica em risco, a Freira da Madeira”.

“O presidente deste Instituto, cargo de nomeação através da Secretaria Regional do Ambiente, defendeu num debate realizado na RTP Madeira que esta obra servirá para a conservação das zonas protegidas, cujo impacto é obviamente relevante”, refere a IL. “O presidente da Câmara de Câmara de Lobos, por sua vez, reforçou que carruagens de 15 pessoas (Paredão-Curral) são essenciais para as acessibilidades da freguesia. Obra esta e respectiva concessão que ficarão a cargo dum privado, para as quais os senhores governantes afirmaram ainda não haver interessados”, constatam os liberais.

Adjudicou-se no final de 2021 um Estudo de Impacto Ambiental com o valor de 69.900 € que, obviamente, concluiu que “não foram encontradas afectações negativas com significado relevante, mas as identificadas justificaram mesmo assim definição de medidas de mitigação”, aponta a IL.

Os liberais referem que este projecto vem sendo classificado pelas entidades proponentes e licenciadoras, já enumeradas, como um bem de utilidade pública, permitindo redução drástica nos montantes a pagar ao Estado em impostos, nomeadamente IVA. Carruagem de 50 pessoas a ligar o Montado do Paredão ao Jardim da Serra e de 15 pessoas do Montado do Paredão ao Curral das Freiras a cargo dum privado classificados como bens de utilidade pública.

O partido coloca algumas perguntas:

“Os estudos indicam que a freira faz saídas predominantemente para Norte. Mas também as realiza para Sul. Não vão os cabos traçados ser um perigo nocturno à colónia de freiras, espécie protegida, quando saírem da área de nidificação para se irem alimentar? E a intervenção do helicóptero contra os fogos? Não ficará com a sua actuação condicionada?
Foram realizados estudos de ventos e correntes ascendentes e descendentes?
O projecto prevê também a construção de um restaurante. Não irá isto criar concorrência desnecessária à restauração do centro da freguesia?

O Instituto que deveria zelar pelo património natural da nossa terra compactua claramente com interesses que não descortinamos, mas imaginamos, para levar este projecto avante, e tem contribuído para a sua classificação como um bem de utilidade pública.

Outra questão que se levanta é óbvia, há quanto tempo está feito e foi entregue o projecto?! O que faz naturalmente levantar muitas questões sobre o que vai a acontecer. Não somos adivinhos, mas…”.

“Alegar acessibilidades, com um túnel já anunciado pelo Secretário dos Equipamentos e Infraestruturas, que fará a ligação Curral das Freiras-Jardim da Serra, garantindo verdadeiras ligações da freguesia com o exterior e com verdadeira utilidade pública, não tem sentido nenhum. Com tantas coisas que o Curral precisa de ver acauteladas, um teleférico não é, de todo, uma prioridade”, conclui a Iniciativa Liberal, que aponta que a freguesia do Curral das Freiras “poderá bem ser a freguesia com maior investimento per capita na região autónoma da Madeira. Um bom indicador para ser desmentido por um qualquer Polígrafo Regional”.