SIPE realiza amanhã VI Jornadas de Educação na Madeira

O SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores realiza amanhã, sábado, dia 21 de Maio, as suas VI Jornadas de Educação na Madeira. As mesmas serã subordinadas à temática “Os desafios dos novos paradigmas da Educação”.

A iniciativa decorre no hotel Four Views Monumental, no Funchal, e começará às 09h00, com a sessão de abertura a ser presidida por Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, contando ainda com as intervenções de Carla Baptista, adjunta da vereadora da Educação e Cidadania da Câmara Municipal do Funchal, de Júlia Azevedo, presidente do SIPE, e de Sandra Nogueira, directora regional do SIPE Madeira. 

Após a sessão de abertura, às 09h30, João Casanova de Almeida, antigo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, terá a seu cargo a apresentação do tema “O papel das lideranças no século XXI”, à qual se segue a intervenção de Maria Emília Brederode, presidente do Conselho Nacional de Educação, que versará sobre “Os novos paradigmas da educação a partir do Estado da Educação”. Ainda durante o período da manhã, Rui Trindade, presidente do Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua, abordará o tema “Formação contínua de professores: Potencialidades e desafios”.

O período da tarde tem início com a intervenção de Elsa Fernandes, vice-reitora da Universidade da Madeira, relativa à questão “Educação STEAM – O que muda na escola?”, seguindo-se a apresentação de Maria Assunção Flores, professora da Universidade do Minho, sobre o tema “Revisitando a natureza e o sentido do trabalho dos professores: Que implicações para o profissionalismo docente?”. A última preleção do dia estará a cargo de Isabel Rocha, vogal da Direção Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que lançará a debate o tema “Da motivação para o ensino à saúde psicológica do professor – Desafios em tempos de incerteza”.