CMF vai dar 5 mil euros ao Grupo de Amadores de Pesca Desportiva

Um comunicado da CMF dá conta de que, pela primeira vez, a edilidade funchalense vai apoiar financeiramente o Grupo de Amadores de Pesca Desportiva da Madeira (GAPDM), fundado em 1999.

O edil funchalense, Pedro Calado, inaugurou hoje a nova sede do GAPDM, tendo anunciado a atribuição de um apoio financeiro de 5 mil euros para ajudar, este ano, à realização dos eventos da pesca desportiva, além de ter garantido ainda o apoio logístico da autarquia.

O Grupo de Amadores de Pesca Desportiva da Madeira tem uma actividade anual que envolve um esforço financeiro de 13 mil euros, refere a CMF. Foi pedido à autarquia um apoio de 7 mil euros, mas Pedro Calado revelou que a verba inscrita no orçamento da autarquia para este ano, é de 5 mil euros para as actividades desta colectividade.

Pedro Calado referiu que a CMF quer ser um parceiro activo no crescimento da modalidade, que em sua opinião, deve ser cada vez mais valorizada. “Há que valorizar este trabalho sócio-desportivo. Muitas gerações passaram por esta modalidade e há que incentivar o aparecimento de novos atletas”, defendeu.

A nova sede fica localizada na Rua Antero de Quental, no Conjunto Habitacional do Funchal, Bloco A, Cave B, na freguesia de Santo António. Pedro Calado realçou que a nova sede “era reclamada há muito tempo e, nós achamos que vem não só valorizar o património histórico desta modalidade, mas também fazer um trabalho de incentivo a novos atletas”, sublinhando que “esta é uma modalidade que apesar de ter os seus custos, está enraizada na nossa sociedade”.

Além da inauguração da sede, decorreu a cerimónia de entrega de Prémios relativa à 1.ª Prova de Pesca ‘12 h a pescar GAPDM/GCSA’.

Participaram nesta prova, que teve lugar no Cais 8, no Funchal, 7 clubes, envolvendo um total de 36 atletas.  Foram produzidos 100 kg de peixe. “Um número muito positivo de participantes”, salientou Pedro Calado que fez questão de destacar os títulos já conquistados a nível nacional. O GAPDM já soma um record  de 19 títulos de campeões da pesca desportiva.

O presidente da autarquia comprometeu-se a criar uma pista com locais próprios para a realização da prova, considerando que a região tem excelentes condições para esta prática desportiva.