CMF afirma que tem monitorizado a limpeza das ribeiras do Funchal

Do Departamento de Ambiente da CMF, chega-nos a informação de que o mesmo tem estado a monitorizar e a limpar os ribeiros/ribeiras do Funchal, tendo em conta a previsão de chuva intensa para este fim-de-semana.

A limpeza dos ribeiros/ribeiras consiste, essencialmente, na desobstrução das linhas de água, bem como incluem a remoção das plantas invasoras e dos resíduos existentes, refere a Câmara.

A limpeza das linhas de água é uma acção fundamental para a sustentabilidade de uma bacia hidrográfica e viabiliza a conservação do bom estado químico e ecológico das águas, garante o fluxo dos caudais líquidos e sólidos (areias, lamas e sedimentos) em situações hidrológicas normais ou extremas e minimiza o risco para as pessoas e bens em situações hidrológicas extremas.

Para além das linhas de água, também tem sido feita a limpeza das sarjetas que são, sem dúvida, uma das grandes preocupações nestes dias, uma vez que as folhagens e pequenos resíduos são encaminhados para o seu interior e rapidamente as deixam colmatadas, pelo que há que estar constantemente a limpá-las de modo a evitar inundações com a mínima precipitação.

A par destes trabalhos extra, que o Departamento de Ambiente da CMF  tem estado a efectuar,  todos os restantes trabalhos de limpeza habituais têm sido realizados, afirma a autarquia.