SESARAM implementa projecto de apoio a Cuidadores Informais

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, presidiu hoje, dia 31 de Março, à apresentação do novo projecto “Grupo de Apoio aos Cuidadores Informais”, promovido pela Unidade da Acção Social do SESARAM.

Perante o actual contexto sociofamiliar, foi criado um novo projecto de Apoio aos Cuidadores Informais no sentido de “cuidar de quem cuida”, agilizando a resposta a situações urgentes, promovendo o bem-estar dos cuidadores e prevenindo eventuais situações de crise.

Este projecto visa valorizar o papel do cuidador na prestação de cuidados, tendo em conta a minimização da sobrecarga emocional e física; prevenir a exaustão do cuidador; capacitar o cuidador ao nível de competências pessoais e sociais, dotando-o de conhecimentos para o cuidado e para o autocuidado; obter ganhos em saúde; e contribuir para a permanência da pessoa cuidada no seu domicílio e seio familiar.

Na sua intervenção, o responsável com a tutela da Saúde, elogiou a iniciativa, que vai ao encontro daquilo que serão os cuidados de saúde no futuro, com menos tempo de permanência nas Unidades de Saúde “vai diminuir a permanência dos utentes nas Unidades de Saúde, a prestação de cuidados vai acontecer em hospital de dia, as cirurgias cada vez mais em regime de ambulatório, mantendo o utente, sempre que possível, no conforto do seu domicílio”.

O projecto “Grupo de Apoio aos Cuidadores Informais” terá início já no próximo mês de Abril, com duas sessões mensais até Dezembro, no Centro de Saúde de Câmara de Lobos, através do Serviço Social dos Cuidados de Saúde Primários no concelho.

O grupo de trabalho é composto por uma equipa multidisciplinar que conta com os seguintes profissionais: Assistente Social, Médico de Medicina Geral e Familiar, Enfermeira Especialista em Saúde Comunitária, Nutricionista Diatética, Psicóloga Clínica e Educadora Social.

A apresentação do novo projecto ficou a cargo da Assistente Social do Centro de Saúde de Câmara de Lobos, Maria José Araújo, e da Educadora Social do SESARAM, Dília Afonseca.

Na ocasião, marcaram também presença o director regional da Saúde, Herberto Jesus, o presidente do IASAÚDE, Bruno Freitas, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Coelho, a presidente do conselho de administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, a Direcção de Enfermagem, o director do ACES de Câmara de Lobos, em representação do ACES, Ivo Pereira, a coordenadora da Unidade de Acção Social do SESARAM, Márcia Assunção, entre outros convidados.

A dinamização deste projecto conta com a colaboração de organismos e profissionais da área social a desenvolver actividade no concelho de Câmara de Lobos e de parceiros locais, nomeadamente a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de freguesia de Câmara de Lobos e a Associação Câmara de Lobos Viva.

Os interessados em receber mais informações sobre este projecto devem contactar o seguinte número de telefone: 291 009 255.