SESARAM assinala Dia do Doente com AVC

Comemora-se hoje, dia 31 de Março, o Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral.  A data foi assinalada pelo Serviço de Saúde da RAM, Unidade do AVC, com uma acção de sensibilização para os alunos do 9º ano, na Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva.

O director da Unidade do AVC, Duarte Noronha, e a enfermeira chefe Arlina Oliveira falaram para uma plateia essencialmente jovem sobre a importância de identificar os sintomas de um AVC e alertar para os factores de risco. Perante a presença de alguns dos seguintes sinais: boca ao lado, dificuldade em falar, falta de força num braço e/ou perna, alterações da visão, dor de cabeça intensa, desequilíbrio, deverão ser activados rapidamente os meios de emergência. foi recomendado.

Na conferência, os profissionais de saúde abordaram, ainda, a activação da via verde do AVC extra-hospitalar e intra-hospitalar, a reabilitação e a prevenção secundária.

A Unidade de AVC foi oficialmente inaugurada no dia 9 de Julho de 2009 e representa uma referência para os tratamentos mais atualizados da doença cerebrovascular na Região Autónoma da Madeira.

O AVC, actualmente, é uma patologia considerada como prevenível e tratável, sendo a adoção de estilos de vida saudáveis considerada a melhor medida preventiva, em especial no que se refere à alimentação saudável e promoção da actividade física.

O AVC é a primeira causa de mortalidade e de incapacidade no País.

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, marcou presença na conferência e destacou o papel dos profissionais de saúde afectos à Unidade do AVC e a importante Via Verde do AVC existente no SESARAM desde 2008.

Nesta conferência participaram outros profissionais da Unidade do AVC, Tânia Gonçalves, assistente social, Joel Pereira e Paula Nascimentos, ambos enfermeiros de reabilitação, informa-se.