Novo livro divulga bilhetes postais ilustrados do Bazar do Povo

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura apresenta amanhã mais uma das suas edições. O livro chama-se Bilhetes-Postais Ilustrados do Editor Bazar do Povo (1883-1951), e está integrado na coleção “Madeira – Memórias Postais”. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará presente na cerimónia, que se realizará lugar pelas 12 horas, no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s.

O autor da obra chama-se Nélio Pão. A obra foi escrita em português e em inglês.

A edição é da responsabilidade directa da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, organismo tutelado pela Secretaria do Turismo e Cultura.

A capa do livro é uma imagem da Fortaleza de São João Baptista do Pico, vista sudoeste/nordeste. Dela, observam-se as actuais ruas da Alegria e Dr. Brito Câmara, a ribeira de São João e parte da muralha mandada construir pelo engenheiro Reinaldo Oudinot. A fotografia data de 22 de Junho de 1904.

Esta obra está integrada na coleção “Madeira – Memórias Postais”, que é coordenada por Nélio Pão e por Filipe dos Santos.

Leonardo Vasconcelos e Nélio Pão são os responsáveis pelo grafismo do livro. A digitalização é da responsabilidade da Direcção de Serviços de Conservação e Restauro.

A sua tradução é da responsabilidade de Liliana Pestana, Nélio Pão e Filipe dos Santos.

Tem uma tiragem de 500 exemplares e será apresentado por Ricardo Caldeira (da AFERAM).

A Madeira foi propícia à produção e circulação de muitos bilhetes-postais ilustrados, veículos essenciais na promoção turística, sobretudo na primeira metade do século XX.